Basta o frio chegar, que você já corre para o armário para resgatar seus casacos ou jaquetas de inverno. São peças que, normalmente, atravessam o tempo e quase nunca saem de moda.
Para você que não sabe a diferença entre as peças, vou tentar que ajudar. Jaqueta é uma espécie de casaco mais curto, aberto à frente e que bate à altura da cintura. Ou seja, toda jaqueta é um casaco, mas não necessariamente todo casaco é uma jaqueta.
Separei alguns dos principais modelos de jaquetas masculinas com dicas para você usar no dia a dia. Confira!
Jaqueta Bomber
Ela surgiu para cobrir a pele dos pilotos de avião do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. Ela tem os punhos, cós e golas com tecidos diferentes do resto da jaqueta.
Dependendo do material, pode ser uma opção até para ocasiões mais formais. Você pode usá-la junto com um estilo básico, com uma camiseta por baixo, acompanhado de jeans ou calça de sarja, botas ou tênis casual.
Jaqueta Varsity
O modelo surgiu nas universidades americanas, no final do século 19. É um pouco parecida com a Bomber, mas são modelos mais coloridos, que fazem referência a universidade às vezes com letras ou símbolos no peito e que tem os punhos com listras.
É um modelo indicado para ocasiões mais casuais, acompanhando calça jeans ou moletom, tênis e camisetas.
Jaqueta Jeans (denim)
Criada no final do século 19, pelo fundador da Levi’s, a jaqueta jeans é uma das peças mais versáteis e que todo homem deve ter no armário.
Apesar do azul ser a coloração mais encontrada, existem outros tons comuns, como branco, preto. Ela vai bem desde um estilo mais casual, sobre uma camiseta e acompanhando uma calça de sarja ou mesmo jeans (total jeans), acompanhando bota ou tênis. Também acompanha um estilo mais formal, com calça social e sapato.
Jaqueta de couro (Perfecto)
Símbolo de rebeldia dos anos 50, ela surgiu nos anos 20 para vestir motociclistas. Com o tempo, ganhou as graças do público rock’n’roll.
Assim como a jaqueta jeans, essa é outra peça coringa que pode acompanhar tanto visuais mais formais quanto os mais descontraídos. Vai bem com calça jeans, botas e camiseta com mais detalhe e estampas.
Jaqueta Militar
Como o nome já diz, a peça até hoje acompanha os uniformes dos soldados americanos. Pode ser de uma tonalidade só, tal qual a verde oliva (Army Green), preto ou mesmo camuflada.
Para complementar o visual, acompanha calça jeans, botas e tênis casual.
Jaqueta Baracuta
Foi criada pela marca que dá nome ao modelo. Ela é feita de camurça ou gabardine e tem punho na cintura. Ela é um modelo híbrido, acompanhando desde o jeans até o visual mais formal, com calça social e sapatos.
Jaqueta Barbour
Outro modelo que foi criado pela marca que dá nome a peça. Como diferencial, tem uma estrutura de tecido encerado à prova d’água.
A jaqueta é indicada para dias chuvosos e frios (serve também como corta frio). Vai bem desde um visual mais casual (com jeans e camiseta) até um formal com calça social e camisa.
Jaqueta Puffer
Criada nos anos 40 pelo norte-americano Eddie Bauer (dono da rede de lojas de roupa com o mesmo nome), essa jaqueta conta com um isolamento por baixo do tecido para manter a temperatura do corpo em dias mais frios.
A peça tem um tom mais informal e vai bem com camisetas estampadas, calça jeans e tênis.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso