A gravata borboleta é um dos itens mais finos e elegantes do vestuário masculino. Não à toa ela acompanha trajes de gala para situações bem específicas, como cerimônias de premiação e alguns casamentos que exigem o uso dessa peça.
Contudo, ela também está presente em outras ocasiões e também em combinações de visual mais informais. Saiba quando e como usar a gravata borboleta.
Casamentos
Geralmente, o uso da gravata borboleta em casamentos está associado ao traje black tie, que é a combinação mais fina entre as peças formais. Mas se não tiver especificado no convite ou se pedirem apenas o social completo, opte por uma gravata standard.
A borboleta acaba se destacando demais e essa não é sua intenção no casamento dos outros, certo? A cor da gravata deve ser preta (a não ser que você seja padrinho e tenha que usar de outra cor) e o tamanho médio, para não parecer um palhaço com uma gravata gigante.
Premiações
Se você é do tipo de pessoa importante que frequenta cerimônias de gala e premiações, a gravata borboleta é quase obrigatória na montagem com o smoking (o já citado black tie). Aqui você não precisa se preocupar em se destacar mais que os outros pois provavelmente todos – ou quase todos – usarão o mesmo traje.
Formatura
No caso das formaturas, se você é o formando provavelmente terá que usar a gravata borboleta, e colorida ainda por cima. Na maioria das vezes, a gravata acompanha uma faixa na cintura, ambas com a mesma cor.
Para quem não é formando, mesma recomendação do casamento: o destaque fica para os outros, então vá com uma gravata normal.
Trabalho
Para ambientes formais de trabalho em que há exigência de terno, esqueça a gravata borboleta. Porém, se no seu trampo é permitido ousar no visual e usar combinações descoladas, a gravata borboleta pode incrementar as outras peças. Nas duas montagens acima, a gravata com blazer e com cardigan – SEMPRE com camisa.
Ocasiões informais
Para ambientes e ocasiões informais, o uso da gravata borboleta está liberado para quem quer dar um ar bem descolado ao visual. Blazer, cardigan, camisa lisa, suéter, camisa xadrez, tênis, calça de sarja, calça jeans… As combinações vão da inspiração do homem.
Só duas coisas que devem ser seguidas: sempre, em qualquer hipótese, use uma camisa (camiseta, polo e afins não ficam legal). E fiquem atentos para diferenciar os padrões da camisa e gravata, por exemplo: camisa xadrez com gravata xadrez não rola.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso