Como usar sapatos dockside

Créditos: Reprodução

Dockside: um sapato confortável, elegante, prático e ideal para o calor constante aqui no Brasil.

Talvez você não conheça o modelo pelo nome, ou até confunda o sapato com o mocassim, já popular entre muitos homens. A diferença entre os dois é meramente o objetivo de cada peça, já que o mocassim é mais formal e o dockside, originado do estilo náutico, é mais de boas.

Os docksides fizeram bastante sucesso nos anos 1980, e desde 2014, voltaram para as lojas e para os pés dos homens no mundo todo.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Em meados de 1930, o velejador Paul Sperry percebeu que o convés do seu barco era escorregadio e, por isso, resolveu desenvolver um sapato antiderrapante e branco, para não sujar as embarcações. Então, em 1935, surgiu a marca original de sapatos náuticos Sperry Top Sider. 

Posteriormente, outras versões de docksides surgiram e se tornaram populares. Como o tecido desses calçados é mais leve e o dockside tem, pelo próprio design, um espaço mais amplo para os pés respirarem, ele é uma boa escolha para os dias quentes.

Separamos algumas sugestões de uso, dicas para você experimentar e descobrir como usar sapatos dockside!

Ele é mais informal, mas você pode trabalhar, sim, com um dockside

Créditos: Reprodução

Apesar de representar uma pegada mais despojada, o dockside ainda é uma peça chave pra ir trabalhar em um escritório menos formal. Você pode vestir o sapato com calças de alfaiataria, jeans e chino.

Uma alternativa para uma combinação mais corporativa é vesti-lo com camisas em azul claro ou azul marinho – para seguir a proposta marítima da peça – ou optar por uma camisa polo.

Não tenha medo de experimentar cores

Créditos: Reprodução

Esse tipo de sapato é extremamente versátil e bastante masculino. É muito utilizado por pessoas que trabalham com navios ou estão em contato direto com cais ou com o mar, por isso, ele transmite uma imagem mais rústica sem perder o estilo.

Você pode testar cores diferentes mas, quando vestir um dockside que chame atenção para os seus pés, fuja de roupas coloridas demais.

Com bermudas

Créditos: Reprodução

Bermudas combinam bastante com esse tipo de sapato, mas, lembre-se de escolher peças acima do joelho e, como a proposta do dockside é ser um pouco mais elegante que um tênis comum, evite bermudas cargo e escolha peças com um tecido de melhor qualidade.

Mas, se você quiser, pode usar o sapato com uma bermuda cargo e continuar no estilo ao optar por uma peça em tons neutros, como azul marinho ou verde militar.

Dicas de uso

Créditos: Reprodução

Não se esqueça de dobrar um pouco as barras e também não coloque meia. Sério, não coloque. Mesmo as meias soquete podem acabar com a proposta do sapato.

Um dockside de qualidade vai deixar seu pé respirar e você não vai precisar se preocupar com o mal cheiro, o sapato foi desenvolvido justamente pra dias quentes e para regiões de praia, então, e de se esperar que ele esteja preparado pra isso.

Quando for escolher o seu, opte por modelos em camurça ou couro!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »