Como escolher o comprimento ideal de barba para você

A melhor coisa sobre barbas é a possibilidade de mudá-las quando bem entender. Talvez você deixe a sua barba crescer e continue com ela para sempre; talvez você se divirta com a sua barba por uns meses e, depois, prefira raspar tudo.

De qualquer forma, a barba funciona como um interruptor e você pode desligá-lo quando quiser – é lógico, ligar esse interruptor não é tão fácil assim, mas, mesmo assim, a possibilidade de uma total mudança não-permanente no visual é uma das coisas que mais atraem os homens pela ideia de deixar a barba crescer.

Os caras que querem mudar a sua imagem muitas vezes recorrem aos pelos faciais pela praticidade e pelo custo: enquanto trocar todo o guarda-roupa é um investimento mais puxado, manter uma barba não é tão caro quanto.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Além disso, deixar a barba crescer ou mudar o formato da barba é menos arriscado do que mudar completamente o corte de cabelo.

Porém, enquanto alguns homens acertam em cheio no comprimento ideal da barba e no seu desenho, outros não entendem muito bem qual é o melhor estilo para a quantidade de pelos que tem no rosto.

Então, não se preocupe: nós selecionamos algumas dicas dos profissionais da barbearia Ruffians – uma das maiores do Reino Unido – para que você descubra o seu comprimento ideal de barba!

Barba “por fazer”

Como fica? Bom, o nome já diz tudo: uma barba “por fazer” transmite aquela imagem despojada na medida certa, alcançada pela falta de barbear. Simples assim.

Qual o nível de comprometimento? Obviamente, a resposta para essa pergunta vai depender do padrão de crescimento individual. Porém, geralmente, uma barba nesse estilo leva dois ou três dias para alcançar o comprimento ideal.

Vai funcionar em mim? Se você trabalha em um ambiente mais despojado que não exija um determinado formato de barba (ou a total falta dela) ou pode se dar ao luxo de ir trabalhar sem eliminar todos aqueles pelinhos no pescoço, pode investir nesse tipo de barba. Mas saiba: esse estilo é uma boa opção para quem tem o rosto grande e redondo.

Ao afinar certas linhas em torno do seu rosto, você pode criar ângulos e definir seus traços!

Como manter? Use um aparador entre 1-3 milímetros pelo menos duas vezes por semana (não apare a barba todos os dias para não machucar a sua pele). Garanta que, antes, você esfoliou os poros. Depois de aparar, é uma boa ideia hidratar o rosto para proteger a sua pele da agressão do aparelho elétrico.

Barba curta

Como fica? Ela só funciona 100% se você tiver uma cobertura total de pelos na região da barba. Como ela é curta, qualquer falha excessiva vai ser destacada e o resultado pode não ser tão legal.

Qual é o nível de comprometimento? Depende muito do padrão de crescimento dos pelos mas, no geral, esse tipo de barba leva entre 5 e 10 dias para ficar no comprimento ideal.

Vai funcionar em mim? Como falamos anteriormente, esse comprimento de barba é ideal para homens com pelos em toda a extensão da parte inferior do rosto. Se você tem falhas e se a sua barba cresce de forma muito irregular, é melhor escolher outro estilo.

Como manter? Use um aparador configurado entre 3-5 milímetros. Se você tem um crescimento mais intenso em determinada área (como no bigode, por exemplo), talvez seja melhor aparar mais para que toda a barba fique visualmente igual.

Lembre-se também de aparar os pelos que possam pairar sobre o lábio e não se esqueça do esfoliante antes e do hidratante depois!

Barba média e bem marcada

Como fica? Apesar de cobrir toda a parte inferior do rosto e parecer bem cheia, a extensão do pelo não passa de um centímetro.

Qual é o nível de comprometimento? Entre duas e quatro semanas.

Vai funcionar em mim? Para aqueles que trabalham em um ambiente mais tradicional, esse tipo de barba funcional, afinal, ela é mais profissional do que uma barba “por fazer” e menos arriscada do que uma barba curta.

Quem quer destacar as maças do rosto ou definir a linha do maxilar pode apostar nesse comprimento de barba. Ele também vale para quem quer fazer o queixo parecer maior ou afinar um rosto redondo.

Como manter? Use aparadores a cada três ou quatro dias para manter o comprimento desejado. Preste atenção para manter o cabelo levemente mais curto nas áreas de crescimento mais intenso.

Lave a barba com água e seque-a com uma toalha. Depois, alise os pelos com as mãos usando um pouco (apenas um pouco) de cera para modelar os fios e deixá-los com um brilho sutil.

Por fim, não esqueça do hidratante na pele!

Barba comprida

Como fica? É um estilo de barba bem mais cheio e os fios já ficam mais distantes do rosto.

Qual o nível de comprometimento? Esse comprimento leva entre dois ou três meses para ser alcançado. Ou seja: é um alto nível de comprometimento.

Vai funcionar em mim? Esse estilo de barba funciona para quem tem um crescimento constante de pelos no rosto. É necessário bastante volume para que ele funcione!

Você pode usar uma barba mais comprida para criar ou intensificar as proporções faciais. Por exemplo: se você tem um queixo pequeno, deixar o cabelo crescer bastante naquela região te ajuda a alongar o rosto; se você tem um rosto fino, deixar a barba crescer nas laterais pode melhorar as proporções.

Se o seu rosto é redondo, garanta que os fios vão estar mais aparados nas laterais para que o seu rosto pareça mais retangular.

Como manter? Quando a sua barba alcançar esse comprimento, você vai precisar começar a usar shampoo e condicionador nela. Se você não fizer isso, ela pode ficar seca e os fios podem quebrar – além, é claro, do cheiro que pode ficar insuportável.

Então, lave a barba todos os dias e aplique um óleo nos fios para mantê-los hidratados.

Você pode usar um pouco de cera para manter a forma e o brilho. Mas, independente dos cuidados em casa, é interessante visitar um barbeiro pelo menos uma vezes por mês para garantir o desenho ideal.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »