Pessoas que transpiram muito podem manifestar em seu organismo o mau cheiro, um incômodo não só para a pessoa que exala o odor mas também para todos que convivem com ela no dia a dia.
Existem algumas ações que você pode tomar para tentar reduzir o suor e também esse mau cheiro. Evite remédios e, se o problema persistir, vá se consultar com um especialista.
Evite roupa sintética
Na hora de correr não tem problema, shorts e outras peças sintéticas são ideais. Mas para o uso no dia a dia, não serve, principalmente se você tiver facilidade para suar.
Esse tipo de tecido ajuda na produção de suor e pode causar mau cheiro, inclusive nas cuecas. Opte por roupas de algodão sempre que puder e calçados que não sejam sintéticos.
Use antitranspirantes
Na hora de escolher um desodorante, prefira um com efeito antitranspirante. Ele possui substâncias que criam uma camada de proteção na pele, reduzindo a produção de suor. Se tiver agentes antibacterianos na fórmula, melhor ainda.
Faça a higiene direito
Na hora do banho, atenção com as regiões que eliminam mais suor e odor, como as axilas, as áreas entre os dedos e também a região genital – uma boa opção é usar sabonetes antissépticos. Depois de feita a higiene, procure secar bem o corpo e não deixar nenhuma parte úmida, pois isso ajuda na proliferação de micro-organismos.
Cuide da alimentação
A sua alimentação também pode estar ligada ao mau cheiro que você está exalando. Alimentos com cheiro e sabor muito forte como cebola, alho e pimenta devem ser controlados. Evite comer gorduras e frituras demais também. Seu odor pode ganhar outros “aromas” de acordo com o que você come, então cuide bem da alimentação.
Diminua a ansiedade e o stress
O suor pode ser causado por estímulos emocionais, então se você já tem essa tendência a suar, procure diminuir os níveis de ansiedade e stress. Ficar nessa pilha só vai fazer com que você elimine mais suor e, possivelmente, mais cheiros desagradáveis.
Consulte um médico
Se o suor persistir mesmo com essas ações, procure um médico. Você pode estar com algum problema na pele, então vá a um dermatologista pra investigar esse problema. E não tome remédio algum antes de se consultar com um especialista.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso