A importância de lavar o cabelo com o shampoo certo

Man taking a shower and washing his hair, rear view.

Muitos homens tem uma relação engraçada com seus cabelos. Não tem a menor preocupação com suas cabeleiras ao longo de uma vida inteira, mas, assim que os fios começam a cair ou ficar grisalhos, tentam de qualquer forma correr atrás do prejuízo.

Conheça alguns dos melhores produtos feitos para o público masculino

Acontece que o cuidado com o cabelo não deve ser algo apenas paliativo, mas sim uma preocupação diária. Afinal, não lavamos o cabelo a toa. O shampoo serve para regular a oleosidade do couro cabeludo e limpar possíveis resíduos que ficam acumulados na raiz.

Mas não adianta comprar qualquer shampoo: Cada tipo de cabelo requer um cuidado especial. Em parceria com a Men’s Market, o MHM separou alguns motivos pelos quais você deve usar o produto certo para o seu tipo de cabelo. Se liga:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Não use sabonete no cabelo

sabonetes-o-habito-faz-o-uso_1

Para começo de história, vale lembrar que, seja por preguiça ou apenas por falta de conhecimento, muitos caras usam o mesmo produto com o qual lavam o corpo para cuidar do cabelo.

O sabonete também reduz a oleosidade, porém, ele reduz ela muito mais do que é saudável para o couro cabeludo. O problema é que seu cabelo precisa de um mínimo de sebo para se manter saudável.

Sem essa proteção, a pele da cabeça fica seca, tornando a cabeça propensa a rachaduras, pequenas infecções e fazendo com que a raiz dos fios se tornem quebradiças, o que também leva à calvície. Logo, se se puder, evite esta prática.

Cabelo seco demais ou oleoso demais

queda-de-cabelo-masculino

Estes dois extremos requerem cuidados especiais. O cabelo oleoso demais passa aquela impressão de “sebo” e está suscetível ao surgimento da seborreia e caspa. Por isso, recomenda-se que você use um produto com solventes especiais, como o Shampoo Two, da Paul Mitchell.

Além disso, diminua a temperatura de seu chuveiro. A água quente faz com que seu corpo comece a produzir oleosidade em excesso, anulando os efeitos do produto.

Já no caso dos cabelos com fios ressacados – acontece muito com cabelos crespos ou encaracolados – o ideal é um produto que equilibre a hidratação do cabelo e que ajude o fio a reter moléculas de água em sua estrutura. Um bom exemplo é o o Shampoo Paul Mitchell Instant Moisture, por exemplo.

Cuidados com cabelos grisalhos

cabelos-grisalhos

Com o acúmulo de oleosidade e de resíduos, a tendência é que os cabelos grisalhos se tornem amarelados com o tempo.

Se você tem os cabelos brancos, o ideal é usar um shampoo com base na cor violeta, como o Shampoo Para Cabelos Grisalhos Grey L’Oréal Homme que neutraliza este efeito de oxidação.

Cuidado apenas para não usar o produto em excesso já que o uso constante do mesmo pode deixar os fios brancos na cor roxa. O recomendado é aplicá-lo duas vezes por semana.

Existe shampoo que previne calvície?

5 dicas simples para cuidar da sua careca

Nos primeiros estágios da calvície, os fios de cabelo começam a crescer mais finos e caírem com mais frequência.  Os shampoos anti-queda estimulam as raízes dos cabelos, ajudando também no espessamento dos fios. Um bom exemplo é o Shampoo Anti-queda Revita.

O shampoo anti-caspa

maxresdefault

A caspa causa incômodo estético para muitos homens. Se você não para para tomar conta dela, o problema pode se agravar levando a queda de cabelo.

Shampoos anti-caspa como o Shampoo Anti-caspa 3D Men possuem piritionato de zinco, que combate a caspa, e queratina, que fortalece a estrutura do cabelo. Porém, como a ação destes são muito fortes no couro cabeludo, o ideal é usar duas vezes por semana.

MENS

► [TRANSPARÊNCIA] Este post foi patrocinado pela Men’s Market. Comprando os produtos dos caras, você ajuda o MHM a continuar crescendo e postando conteúdos deste e outros tipos.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »