Se você é do time que acha que a barba não é modinha e veio para ficar, esta matéria é para você!
Já faz um tempo em que o visual barbudo entrou no gosto masculino e atraiu até a preferência de muitas mulheres. Mas, ao contrário do que pode parecer, fazer a barba crescer, deixar ela bonita e saudável exigem muito mais atenção e alguns cuidados básicos especiais.
Com ajuda dos nossos parceiros da Man Lab – uma marca que trabalha com produtos para a barba – reunimos algumas dicas e truques para manter sua barba estilosa e não ficar com aparência suja e desleixada, parecendo o Capitão Caverna!
Tenha paciência
Dizem que, para toda jornada você precisa dar o primeiro passo. Com a barba não é diferente. Se você quiser deixar a barba crescer e ganhar forma, precisa que ela se desenvolva por um tempo sem intervenção da lâmina. A velocidade de crescimento dos pelos variam de homem para homem, de acordo com características de gene e da pele.
Você pode descobrir que tem uma barba falha e terá que adaptar seu formato para ela. Ou ir moldando a barba até chegar ao ponto desejável. Enquanto isso, vá aparando os excessos, mantenha a higiene da região com produtos para a barba, peça dicas ao seu barbeiro ou confira algumas sugestões de estilos para se inspirar.
Acredito que, em três meses você já terá uma noção dos seus pelos faciais e até onde irá chegar sua barba cheia. Aí é escolher e manter o formato.
Aguente a coceira na barba
Uma das principais barreiras na hora de cultivar uma barba é o momento de crescimento, quando os pelos começam a incomodar na pele e coçar. Isso acontece porque os pelos se transformam como se fossem folhas de cactus, com pequenas lanças a tentar romper a pele. Isso causa um desconforto, coceira e vermelhidão.
Para diminuir os efeitos de irritação na pele, aplique hidratante facial ou um óleo para a barba. Ele vai acalmar e deixar os pelos menos secos e mais maleáveis. Evite produtos à base de álcool, pois resseca a pele.
Tenha higiene sempre
Assim como o cabelo, a barba também acumula impurezas ao decorrer do dia, fungos, bactérias, além de poder ter caspa. Somado com o contato com a alimentação e secreções, o cuidado deve ser redobrado.
Por isso é fundamental fazer uma boa higienização diária da sua barba.
Sempre lave a região após as refeições, o banho, depois do sexo e ao acordar. Existem shampoos específicos para a barba, como o da Man Lab, que podem retirar as impurezas e deixar sua barba limpa e cheirosa.
Você pode também usar o condicionador de cabelo para deixar a sua barba mais macia, desembaraçando os fios. Isso vai ajudar na hora de pentear.
Evite usar água quente, já que ela costuma irritar a pele ao redor dos pelos, lembre-se de secar a barba depois do banho e, principalmente, antes de dormir. Se for usar um secador, evite usar o ar quente.
A importância de um óleo para a Barba
Os pelos da barba naturalmente são mais grossos e ressecados do que os pelos da couro cabeludo. Isso acontece porque a pele da região não consegue hidratá-los da mesma forma, deixando as pontas sempre ressecadas, quebradiças ou com pontas duplas.
Para resolver este problemas experimente usar óleo para a barba. Ele é feito para hidratar, nutrir, deixar os fios brilhantes e mais fáceis de pentear. Além disso, muitos tem ação refrescante, acalmando a pele no pós barbear e diminuindo a coceira.
Com ele em mãos, aplique pelo menos duas vezes ao dia, após acordar e depois do banho.
Apare os pelos com frequência
Cultivar uma barba longa exige trabalho e atenção, não adianta simplesmente deixá-la crescer descontroladamente até chegar no tamanho que você quer. Lembre-se de aparar os pelos do seu pescoço e das bochechas para dar e manter a forma ao seu barbear, assim como uma atenção às laterais e aos pelos soltos.
Tenha um kit para a barba
Para quem quer manter a barba comprida, a dica é ter em casa um kit básico com tesoura, pente e maquininha. Com esses itens, você consegue aparar os pelos sobrando, entre uma ida ao barbeiro ou outra.
Em casa, você pode aparar a barba duas vezes por semana. A visita ao barbeiro você pode fazer uma vez por mês, dependendo do tamanho e formato da sua barba.
Como não errar na hora de barbear
Se você ostenta uma barba, a melhor dica para evitar erros é usar um creme de barbear sem espuma ou mesmo um óleo para a barbear. Eles deixarão o processo mais simples e menos suscetível a erros e falhas no corte.
Muito cuidado ao aparar em casa, para não falhar sua barba. Na hora de comprar, eu recomendo que você invista em uma boa máquina e tenha sempre lâminas novas (usar até 3 vezes antes de trocar), para evitar que fiquem cegas, cortem, machuquem, inflamem ou infeccione o seu rosto.
Barba encravada ou caspa na barba
Se você costuma ter pelo encravado, inflamação ou foliculite, lave seu rosto duas vezes ao dia e use esfoliante pelos menos três vezes por semana. Se não tiver nenhum dos problemas citados, duas vezes é o suficiente.
Algumas pessoas têm a famosa caspa na barba, que é a falta de hidratação dos pelos e descamação excessiva da pele. Se for simples, isso pode ser resolvido com shampoo anticaspa, passando em dias alternados. Caso persista, consulte um dermatologista.
Penteie sua barba frequentemente
Uma maneira de deixar sua barba bem alinhada é pentear com frequência. Com ajuda de óleo de barba, você pode dar mais forma ao seu barbear, deixando ele bonito e apresentável sempre. Por isso, tenha sempre um pente para a barba em mãos.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso