Vai começar a Copa do Mundo de Rugby

Copa Mundial de Rugby

Crédito: Shutterstock

Vai começar a Copa das Copas, mas, dessa vez, é a da bola oval. De 18 de setembro até 31 de outubro, a Inglaterra recebe a Copa do Mundo de Rugby.

Essa edição promete ser não só a mais disputada, como também a mais vista de todos os tempos. Motivos não faltam. Mas antes, uma pequena introdução sobre o esporte.

Rugby

Crédito: Shutterstock

O Rugby durante muito tempo permaneceu restrito as colônias britânicas ou a países onde tiveram uma grande corrente migratória inglesa. Hoje ele é praticado em mais de 120 países.

Muitas vezes visto como um esporte violento, o Rugby preza por valores dentro e fora de campo. São eles o Respeito, o Companheirismo e a Humildade (com “H” maiúsculo, como as traves do Rugby). Não à toa, é conhecido como o “esporte de brutos, jogado por cavaleiros”.

O jogo é disputado por dois times com 15 jogadores cada. São dois tempos de 40 minutos em um campo com dimensões similares aos do futebol. O objetivo principal dos jogadores é marcar um “try”, que é quando a bola é apoiada na área atrás do gol.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Existem outros jeitos de pontuar. Penais convertidos somam 3 pontos, Drop goals também somam 3 pontos e a conversão do try vale mais 2 pontos.

Crédito: Shutterstock

Crédito: Shutterstock

A Copa do Mundo desse ano será disputada na Inglaterra, país onde surgiu o esporte. O fuso horário favorecerá a transmissão e, consequentemente, maior será o número de televisões ao redor do mundo que estarão ligadas nos canais onde passarão os jogos. Aqui no Brasil, os canais ESPN terão exclusividade nas transmissões.

Após a profissionalização dos atletas de Rugby, a partir do ano de 1995, a Copa do Mundo de Rugby foi pra outro patamar no mundo esportivo.

Hoje, é o terceiro evento esportivo mais visto no mundo, perdendo somente para a Copa do Mundo de Futebol da FIFA e as Olimpíadas de verão.

História da Copa Mundial de Rugby

Campeão Copa mundial de rugby 95

Reprodução

Disputada desde 1987, quando a Nova Zelândia sediou e foi campeã, a Copa do Mundo sempre foi disputada a cada 4 anos. Em 1991, a Austrália foi campeão, repetindo o feito em 1999.

Em 1995, a África do Sul levantou a taça Webb Ellis (nome dado em homenagem ao “criador” do Rugby), título emblemático e relembrado no filme “Invictus”, do diretor Clint Eastwood. Em 2007, na França, os Springboks (apelido da seleção sul-africana), comemoraria o bicampeonato.

Em 2003, na Austrália, foi a vez da Inglaterra levantar o caneco, numa final disputadíssima contra os anfitriões que teve como desfecho o drop goal do lendário Jonny Wilkinson no último minuto da prorrogação.

Já a última edição, foi disputada outra vez na Nova Zelândia e, mais uma vez, os temidos All Blacks fizeram valer seus domínios e levantaram a taça pela segunda vez.

  • 1987 – Nova Zelândia
  • 1991 – Austrália
  • 1995- África do Sul
  • 1999 – Austrália
  • 2003 – Inglaterra
  • 2007 – África do Sul
  • 2011 – Nova Zelândia

E em 2015, quem são os favoritos?

Crédito: Shutterstock

Crédito: Shutterstock

Além dos já citados campeões, França (três vezes finalista), Irlanda, Gales, e, por quê não dizer, a Argentina estão entre os favoritos.

Ou seja, das 20 seleções que disputarão a Copa do Mundo desse ano, oito tem grandes chances de levantarem a taça, e se esbaldarem em cerveja após a conquista (como manda a tradição).

Como é o formato da Copa do Mundo de Rugby de 2015?

Crédito: Shutterstock

Crédito: Shutterstock

É um formato bem simples. Serão 4 grupos com 5 seleções cada. Os melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, junto aos 3 melhores segundos colocados no geral.

Grupo A : “O grupo da morte”, terá a anfitriã Inglaterra, Gales, Austrália (ou seja, umas das favoritas pode ficar caminho), além da perigosa seleção de Fiji, e dos bravos jogadores uruguaios.

Grupo B: África do Sul, Samoa, Japão, Escócia e Estados Unidos. Nesse grupo, dificilmente a seleção africana não será a primeira colocada, sendo que Escócia e Samoa tentarão o segundo posto do grupo. Mas todo cuidado é pouco com os outros dois, já que Japão e Estados Unidos evoluíram bastante nos últimos anos.

Grupo C:  Nova Zelândia, Argentina, Tonga, Namíbia e Geórgia. Os All Blacks são francos favoritos nesse grupo. A Argentina terá que fazer frente aos times de Tonga e Georgia, a Namíbia mais uma vez será o “saco de pancadas” do grupo e da Copa.

Grupo D: França, Itália, Irlanda, Canadá e Romênia. A França, que sempre cresce muito em mundiais, não pode ser apontada como favorita nesse grupo, já que a seleção irlandesa vêm “voando” em campo, e tem tudo para garantir o primeiro lugar. A Itália pode arrancar alguns pontinhos das duas favoritas, enquanto Romênia e Canadá, aguardarão o confronto entre si, para não saírem sem nenhuma vitória durante a Copa.

E o Brasil?

Reprodução

Reprodução

Por mais que o Rugby seja um esporte centenário em terras tupiniquins, somente nos últimos anos o esporte tem ganho certa notoriedade. O Brasil foi desclassificado nas eliminatórias, quando ganhou do Paraguai, mas perdeu para o Chile e Uruguai. Nesse caso, resta-nos escolher alguma seleção para torcer.

O chute inicial será dado em Londres, no estádio de Twickenham, o Maracanã do Rugby, e além das mais de 80 mil pessoas que estarão presentes ao estádio, cerca de 3 bilhões ao redor do mundo assistirão a partida inicial entre Inglaterra e Fiji. Não tem como perder!

O jogo será as 20 horas do horário local, do dia 18 de Setembro. Ou seja, o happy hour de sexta terá muita cerveja e Rugby pra animar o pessoal.

Texto escrito por Daniel Borges. Professor de História, apaixonado por esportes, mas preguiçoso para pratica-los. Adora cerveja gelada, só come pizza com as mãos e odeia beterrabas.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para contato@manualdohomemmoderno.com.br e quem sabe nós não publicamos?

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »