Considerada a Copa das Copas, a Copa do Mundo do Brasil 2014 emociona e atrai o público desde os primeiros jogos. Partidas eletrizantes, grandes embates e reviravoltas, além de muitos, muitos gols.
+ Veja os gols mais bonitos do torneio
+ Confira as melhores defesas da Copa 2014
Para você que não conseguiu tirar férias para curtir todos os jogos na frente da televisão, reunimos os Melhores Jogos da Copa (até o momento). Confira os duelos mais marcantes da primeira fase até a final do Campeonato e opine, qual foi o melhor?
Jogos da primeira fase do grupo
Espanha 1×5 Holanda (13/6)
A reedição da final da Copa de 2010 contou com uma revanche dos sonhos: um massacre holandês contra os atuais campeãos mundiais. Robben comandou a goleada e destruiu o tiki taka ibérico. Destaque para o belo gol de Van Pierse
Gols: Xabi Alonso (Espanha); Van Persie (2), Robben (2), De Vrij (Holanda)
Alemanha 4×0 Portugal (16/6)
Pouco adiantou contar com o melhor do mundo no jogo de abertura da Copa, Portugal tomou um vareio alemão, com direito a três gols do jovem Müller, que mostrou ser precoce e promissor. Restou a Cristiano Ronaldo fazer bico para o telão no estádio. A vítória maiúscula germanica veio mesmo com Schweinsteiger poupado e com o artilheiro Klose no banco de reservas. Imagina se tivesse o time completo?
Gols: Müller (3), Hummels (Alemanha)
Costa Rica 3×1 Uruguai (14/6)
Atual campeão da Copa América e melhor sul-americano no último Mundial, o Uruguai decepcionou, jogo muito mal e perdeu de maneira incrível (3 a 1) para a Costa Rica na abertura do grupo D, considerado o mais difícil da Copa. Contrariando tudo e todos, este foi o cartão de visita da Costa rica, que ainda derrotou a outra campeã mundial Itália na primeira fase. O time da América Central pretende chegar longe na competição.
Gols: Cavani (Uruguai); Joel Campbell (2), Ureña (Costa Rica)
Chile 2×0 Espanha (18/6)
A Espanha entra novamente na lista para mostrar o brilho da seleção Chilena, que brilhou em campo e eliminou a Fúria da Copa do Mundo. Com os gols de Vargas e Aránguiz, ainda na etapa inicial, ruiu o tik-taka, ruiu a Espanha, ruíram heróis históricos, como Casillas e Xavi. Muito mais que a derrota da Espanha, a vitória serviu para coroar a classificação antecipada do Chile para as oitavas.
Gols: Vargas e Aránguiz
França 2×5 Suíça (20/6)
Três jogos, três goleadas. A Fonte Nova, em Salvador, parecia o palco ideal para chocolates. A França aproveitou a ocasião para destruir o ferrolho suíço, decretando o jogo com maior número de gols da Copa do Mundo 2014.
Gols: Benzema, Giroud, Matuidi, Sissoko e Valbuena (França); Dzemaili e Xhaka (Suíça)
Gana 2×2 Alemanha (21/6)
O que parecia mais uma barbada alemã, tornou-se uma partida emocionante, com muita disputa de bola, vigor e poder de reação dos jogadores africanos. A alemanha teve que suar para empatar e não tomar a virada do time ganês. O jogo também é marcante pelo gol histórico do alemão Klose, que marcou um tento e se tornou o maior artilheiro em Copas do Mundo com 15 tentos, ao lado de Ronaldo.
Gols: Götze e Klose (Alemanha); A. Ayew e A. Gyan (Gana)
Uruguai 2×1 Inglaterra (19/6)
O Itaquerão foi palco de um dos jogos mais emocionantes e pegados da Copa do Mundo, o duelo entre Uruguai e Inglaterra. o Jogo foi marcado pelo retorno do atacante uruguaio Luis Suárez. Que fez uma operação de joelho a menos de um mês e estava em seu primeiro jogo depois da lesão. O atacante marcou duas vezes, decretando a eliminação dos ingleses.
Gols: Luis Suárez (2) (Uruguai), Rooney (Inglaterra)
Estados Unidos 2×2 Portugal (22/6)
Apesar de não apresentar um bom futebol nesta Copa, Portugal conseguiu empatar no último minuto da prorrogação e se manteve viva para o último jogo da fase de grupo. O time lusitano abriu o placar, mas viu os norte americanos dominarem a partida e virarem o jogo. Coube ao lesionado melhor do mundo Cristiano Ronaldo acertar um cruzamento na cabeça de Varela.
Gols: Nani e Varela (Portugal); Jones e Dempsey (EUA).
Uruguai 1×0 Itália (24/6)
Uruguai sobrevive ao grupo da morte e elimina a Itália nos últimos minutos. Na última rodada, o Uruguai precisava de uma vitória para evitar a eliminação precoce. A Itália tinha um homem a menos e segurou boa parte do segundo tempo o ataque uruguaio. Depois de muita pressão. o zagueiro Godin foi ao ataque e, em uma cobrança de escanteio, desviou de cabeça e garantiu a vitória por 1 a 0. O jogo contou ainda com a polêmica mordida de Luiz Suárez no italiano Chiellini.
Gol: Godin (Uruguai)
Grécia 2×1 Costa do Marfim (24/6)
Em um jogo épico e polêmico, a Grécia venceu Costa do Marfim nos acréscimos e garantiu a vaga para as oitavas. A partida, realizada em Fortaleza, foi decidida com um gol de pênalti mal marcado no último minuto do tempo extra. Samaras marcou o gol que garantiu o segundo lugar da seleção no grupo C, que pega a Costa Rica
Gols: Samaris, Samaras (Grécia), Bony (Costa do Marfim)
Jogos da Segunda Fase
Brasil 1×1 Chile (3×2 Pênaltis) 28/6
Em jogo dramático, Júlio César brilha nos pênaltis e Brasil elimina Chile nas oitavas de final. O Brasil contou com sua primeira prova de fogo e conseguiu a classificação somente nas penalidades. Em um jogo truncado, o Chile não deu espaço durante a partida normal e até teve a chance de vencer a poucos minutos do término da partida. Júlio César, o goleiro contestado por boa parte dos torcedores e uma das primeiras certezas de Felipão, fez uma bela defesa no tempo normal e ainda segurou duas bolas nas penalidades.
Gols: David Luiz (Brasil) e Alexis Sánchez (Chile)
Costa Rica 2×1 Grécia (5 x 3) (29/6)
A grande zebra da copa garantiu seu passaporte para as quartas de final em um jogo épico na Arena Pernambuco e jogando a maior parte do tempo com um a menos. Após um gol do costariquenho Bryan Ruiz no início do segundo tempo, Sokratis Papastathopoulos empatou no último minuto para os gregos. Sem gols na prorrogação, a decisão ficou para os pênaltis. Gekas errou para a Grécia e a Costa Rica se classificou graças à mão esquerda de Keylor Navas.
Gols: Bryan Ruiz (Costa Rica), Papastathopoulos (Grécia)
Alemanha 2×1 Argélia (30/6)
Foi preciso 120 minutos e muito sufoco para a Alemanha passar pela zebra Argélia. Movida pelo desejo de vingar 82, quando foi tirada da Copa em um jogo armado por germânicos e austríaco, os argelinos foram valentes e quase conseguiram tirar a campeã. Mas, no final, a Alemanha mostrou a frieza costumeira e marcou duas vezes na prorrogação.
Gols: Schürrle e Özil (Alemanha), Djabou (Argélia)
Alemanha 7×1 Brasil (9/7)
Foi a maior goleada e mais humilhante que a seleção brasileira já havia tomado em toda sua história. Apesar do apagão de 6 minutos que resultou em 4 gols alemães, os germânicos fizeram, sozinhos, uma das melhores atuações na Copa. O jogo ainda contou com Klose marcando seu 16º gol em Copas e se transformando no maior artilheiro na competição.
Gols: Muller, Klose, Kroos (2), Khedira, Schurrle (2) (Alemanha); Oscar (Brasil)
Alemanha 1×0 Argentina
Alemanha é tetra! Apesar do empate mo tempo normal, Argentina e Alemanha fizeram um jogaço, com direito a ataques e contra-ataques quase fulminantes. A partida foi para a prorrogação e aos sete minutos do segunto tempo da prorrogação, Götze recebeu um cruzamento de Schürlle, matou no peito e marcou. A seleção alemã vence a Argentina por 1 a 0.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso