Conhece a equipe de Rugby da Nova Zelândia, os All Blacks? Então você deve se lembrar daquela encenação que eles fazem antes de cada jogo certo? Esta encenação é nada mais do que o grito de guerra do povo Maori, o chamado “haka”.
Te Rauparaha Haka (trecho)
Ka mate, ka mate! Ka ora, ka ora!
Ka mate! ka mate! ka ora! ka ora!
Tēnei te tangata pūhuruhuru
Nāna nei i tiki mai whakawhiti te ra
Ā, upane! ka upane!
Ā, upane, ka upane, whiti te ra! Hi!
É a morte! É a morte! É a vida! É a vida!
É a morte! É a morte! É a vida! É a vida!
Este é o homem cabeludo
Que fez o sol brilhar de novo
Juntos! Todos juntos para o topo!
Juntos! Todos juntos para o topo, o sol brilha de novo! Sim!
O Haka é uma tradicional ode de guerra, formada por dança, gritos e caretas típica do nativos da Nova Zelândia. Sempre realizada em grupo e com muitos movimentos vigorosos, marcados por golpes das mãos, pernas, braços e peito, tudo arranjado ritmicamente com a canção de guerra.
Em sua essência, o Haka é um grito de guerra realizado pelos guerreiros Maori antes das batalhas, proclamando sua força e coragem, como forma de intimidação. Porém, o haka também é realizado em outras ocasiões, como na recepção de convidados ilustres, funerais e hoje em dia é muito comum nas escolas neozelandesas.
A tradição de realizar o haka antes das partidas de Rugby começou em 1905, o que ajudou a tornar a dança popular e conhecida no mundo.
Um típico haka é formado por contorções faciais, como esbugalhar os olhos e mostrar a língua para fora, além de uma ampla variedade de ações corporais vigorosas, como tapas nas mãos, antebraços, contra o corpo e pernas. As palavras cantadas são uma variedade de gritos e grunhidos que possuem significados mitológicos na língua Maori.
As mãos, braços, pernas, os pés, a voz, olhos e língua formam como um todo a exteriorização da coragem, alegria e outros sentimentos relevantes para o propósito de cada ocasião.
Hoje o haka é parte integrante da cultura neozelandesa, reconhecida como símbolo máximo do orgulho tanto dos descendentes dos Maori quanto da população branca colonizadora.
Vale lembrar que a prática do Haka foi proibida por muitos anos durante a colonização, sendo novamente liberada e incorporada pela população após a independência da Nova Zelândia. O haka é tão importante que atualmente faz parte de cerimônias oficiais do governo neozelandês.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso