Haka, o grito de guerra dos Maori

Conheça mais sobre o hino entoado pelos jogadores do All Blacks

Conhece a equipe de Rugby da Nova Zelândia, os All Blacks? Então você deve se lembrar daquela encenação que eles fazem antes de cada jogo certo? Esta encenação é nada mais do que o grito de guerra do povo Maori, o chamado “haka”. 

Te Rauparaha Haka (trecho)

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Ka mate, ka mate! Ka ora, ka ora!
Ka mate! ka mate! ka ora! ka ora!
Tēnei te tangata pūhuruhuru
Nāna nei i tiki mai whakawhiti te ra
Ā, upane! ka upane!
Ā, upane, ka upane, whiti te ra! Hi!

É a morte! É a morte! É a vida! É a vida!
É a morte! É a morte! É a vida! É a vida!
Este é o homem cabeludo
Que fez o sol brilhar de novo
Juntos! Todos juntos para o topo!
Juntos! Todos juntos para o topo, o sol brilha de novo! Sim!

O Haka é uma tradicional ode de guerra, formada por dança, gritos e caretas típica do nativos da Nova Zelândia. Sempre realizada em grupo e com muitos movimentos vigorosos, marcados por golpes das mãos, pernas, braços e peito, tudo arranjado ritmicamente com a canção de guerra.

Haka, o grito de guerra dos Maori

Em sua essência, o Haka é um grito de guerra realizado pelos guerreiros Maori antes das batalhas, proclamando sua força e coragem, como forma de intimidação. Porém, o haka também é realizado em outras ocasiões, como na recepção de convidados ilustres, funerais e hoje em dia é muito comum nas escolas neozelandesas.

A tradição de realizar o haka antes das partidas de Rugby começou em 1905, o que ajudou a tornar a dança popular e conhecida no mundo.

Haka, o grito de guerra dos Maori 3

Um típico haka é formado por contorções faciais, como esbugalhar os olhos e mostrar a língua para fora, além de uma ampla variedade de ações corporais vigorosas, como tapas nas mãos, antebraços, contra o corpo e pernas. As palavras cantadas são uma variedade de gritos e grunhidos que possuem significados mitológicos na língua Maori.

As mãos, braços, pernas, os pés, a voz, olhos e língua formam como um todo a exteriorização da coragem, alegria e outros sentimentos relevantes para o propósito de cada ocasião.

Haka, o grito de guerra dos Maori 4

Hoje o haka é parte integrante da cultura neozelandesa, reconhecida como símbolo máximo do orgulho tanto dos descendentes dos Maori quanto da população branca colonizadora.

Vale lembrar que a prática do Haka foi proibida por muitos anos durante a colonização, sendo novamente liberada e incorporada pela população após a independência da Nova Zelândia. O haka é tão importante que atualmente faz parte de cerimônias oficiais do governo neozelandês.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »