Metas para 2020: como criar resoluções realistas e traçar planos

Metas para 2019: como criar resoluções realistas e traçar planos

Já tem a sua lista de metas para 2020? Quando o ano começa, todo mundo fica ansioso para planejar resoluções, mas nem sempre é fácil criar metas e, além disso, muitas vezes acabamos traçando objetivos surreais que, no fim das contas, só criamos frustrações.

Para não cometer esse erro e realmente conseguir traçar metas para 202 de forma realista, nós, em parceria com a o Udemy, referência em cursos online das mais variadas áreas, selecionamos as melhores dicas para você conseguir criar metas e colocá-las em prática. Veja quais são elas:

Não pense em metas restritas demais

Não pense em metas restritas demais - metas para 2019

Um dos principais benefícios de criar metas – e uma das razões pelas quais elas são tão eficientes quando trabalhadas da forma correta – é que elas nos fazem concentrar nosso tempo, energia e atenção em um objetivo específico.

Em vez, é claro, de bagunçarmos o nosso foco e recursos em outras coisas que competem pela nossa atenção.

Quando a gente consegue se concentrar em um objetivo, é obviamente bem mais fácil atingi-lo. Mas essa restrição toda pode ser uma armadilha.

Muita gente erra estreitando demais o foco e, no fim, traçando uma meta surreal e difícil de atingir. O resultado é uma total perda de tempo e frustração.

Por exemplo: alguém que leva uma vida saudável, faz exercícios regularmente e se exercita com frequência, não vê grandes dificuldades em conseguir perder, digamos, 15kgs em alguns meses.

Porém, para uma pessoa sedentária e que se alimenta mal, perder 15kg em alguns meses é uma tarefa extremamente cansativa e, muitas vezes, realmente impossível.

O erro ao traçar uma meta assim é ter uma visão restrita da situação e não enxergar o quadro inteiro: o importante não é perder um peso X, mas sim ter saúde e levar uma vida mais saudável.

Ou seja: perder esse peso todo não é o objetivo mais eficaz.

O ideal seria traçar outra metas em paralelo, que são eficazes em qualidade, não quantidade.

Por exemplo, reduzir o colesterol, reduzir a ingestão de açúcar e bebidas alcoólicas, parar de fumar, enfim, a perda de peso é consequência dessa mudança de hábitos. Ela é consequência da sua meta, entende?

Metas para 202o: Comece de forma qualitativa

Metas para 2019: Comece de forma qualitativa

Vamos elaborar outro exemplo de uma forma ainda mais prática. Digamos que você queira um emprego melhor. Uma entre as excelentes metas para 2020, certo?

Bom, mas escrever em um papel: “eu quero ter um bom emprego ano que vem” só vai te confundir e te frustrar, afinal, quando o mês de abril chegar e você perceber que continua trabalhando no mesmo lugar, não vai notar diferença significativa e a tendência é acabar se deixando levar pela frustração e pela comodidade.

Por isso, não foque na quantidade (no salário X que você quer ganhar, ou em quantas entrevistas de emprego quer fazer), se foque na qualidade e no percurso.

Para sentir que você está alcançando pequenas metas para chegar ao seu objetivo maior – usando o exemplo anterior, se alimentando melhor, por exemplo, e correndo todos os dias para alcançar o objetivo maior: ser saudável e consequentemente emagrecer – identifique como dar os pequenos passos.

Metas para 2020: Depois de identificar os passos, se qualifique

Metas para 2019: Depois de identificar os passos, se qualifique

O seu objetivo é ter um emprego melhor? Então, qualifique o seu currículo.

A Udemy é a maior plataforma de cursos online do mundo, com mais de 65 mil cursos. São cursos criados por especialistas do mercado, com conteúdo prático e direto, feito tanto para quem está começando no assunto quanto para quem já é um especialista na área.

Ou seja: se você quer, digamos, mudar de área dentro do ramo de tecnologia da informação, pode fazer um curso específico como o de Desenvolvedor Web ou de Linguagem R.

Se você for da área da fotografia, ou quiser ingressar nesse mercado mesmo sem qualquer experiência, pode realizar um dos cursos voltados para esse segmento – como o curso de Fotografia Profissional e até mesmo cursos de Edição no Photoshop.

Se você está com dificuldades na hora de entregar projetos no trabalho, existe o curso Gestão de Projetos com Agile & Scrum, com ferramentas e técnicas específicas para te ajudar a ser mais efetivo e não virar noites em claro!

Enfim, o importante é realizar esses cursos para, é claro, agregar conhecimento e qualificar seu currículo, mas também para eliminar a frustração causada pelo sentimento de ainda não ter mudado de emprego.
Dessa forma, além de aprender mais sobre a área que quer atuar, você também se mantém motivado!

Tenha o controle sobre a sua realidade e sobre as expectativas

Tenha o controle sobre a sua realidade e sobre as expectativas

Este é o último ponto fundamental na hora de traçar metas para 2020! Você precisa ter o controle sobre o que é a realidade e como não exagerar criando mil expectativas para a conclusão de um objetivo.

Por exemplo, uma nova oportunidade de emprego pode não estar nas suas mãos, mas revisar o seu currículo, fazer cursos – como falamos anteriormente – e montar um novo portfólio são atitudes que você pode controlar.

Aliás, você também pode não ter o controle sobre aquele aumento que tanto sonha, mas consegue controlar seus gastos para chegar lá.

Os cursos disponíveis na Udemy têm pagamento único e sem mensalidade – e, aliás, o valor é bem acessível: apenas R$19,99 para quem acessar por este link.

Além disso, você tem acesso vitalício ao conteúdo. Dessa forma, você não tem data para começar ou terminar o curso. Até nisso você ganha controle: afinal, você decide o seu ritmo de estudo.

No final, você ainda leva o certificado de horas para, por exemplo, usar na hora de quitar horas extracurriculares na faculdade – se você ainda é estudante e está na fase do estágio.

Conheça mais sobre a Udemy

meta 2019 - Udemy, maior plataforma de cursos online no mundo

Estabelecer as metas para 2020 da forma que listamos acima realmente vai fazer um diferencial para alcançar seus objetivos. E a Udemy vai te ajudar nesse processo!

Como falamos acima, ela é a maior Udemy é a maior plataforma de cursos online do mundo, com mais de 85 mil cursos e 20 milhões de alunos.

Os cursos são criados por especialistas do mercado, com conteúdo objetivo e prático tanto para quem está começando em determinada área, quanto para quem já trabalha no segmento.

Aliás, os segmentos disponíveis são vários: marketing, fotografia, desenvolvimento pessoal TI e software, negócios, design e desenvolvimento.

Além de objetivos, eles têm um valor acessível: o pagamento é único e não tem mensalidade, apenas R$19,99 pra quem acessar clicando aqui.
O conteúdo também fica disponível de forma vitalícia, te possibilitando escolher o seu ritmo de estudo.

Você ainda tem de quebra um suporte direto do instrutor para qualquer dúvida que possa surgir durante o curso e, no final, você recebe um certificado de horas.

Curtiu, não curtiu? Então, conheça mais sobre a Udemy e coloque as nossas dicas em prática!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »