Você mora sozinho ou acabou de se casar e está sofrendo na hora de lavar suas roupas? Marinheiro de primeira viagem sofre mesmo, mas ainda bem que os conceitos de física e química existem para nos ajudar a sobreviver nesse tipo de situação.
A lavagem das roupas é uma questão de ciência, e todos são processos dela são físicos ou químicos, então, se liga nessas dicas pra ganhar tempo e garantir que a sua roupa vai ficar bem lavada.
E se você ainda não é responsável pela lavagem mas curte essas matérias, também vai se interessar por essas curiosidades:
É física pura
A mecânica é fundamental pra garantir a limpeza da roupa, não adianta misturar água e sabão em um balde de água se você não fizer os movimentos necessários pra limpar a peça. É o esfrega-esfrega faz com que as partículas se soltem das fibras do tecido.
Sabe aquela batida louca da máquina de lavar? Silmar Travain, professor do departamento de física e química da Unesp de Guaratinguetá, explicou como ela funciona e qual sua importância em uma entrevista para o portal Uol: “Essa batida abre o poro das roupas e possibilita a entrada da água com o sabão”.
Truque para aprimorar a lavagem
Para melhorar o processo anterior, coloque algumas bolinhas, como as de tênis, dentro da máquina durante a lavagem. “As bolinhas ajudam a separar os corpos para que eles não fiquem embutidos no meio das mais pesadas”, explica Travain.
Dessa forma, as peças são lavadas separadamente e com mais eficiência porque acontece um maior contato entre a água e as roupas.
Quanto mais sabão melhor?
O sabão é fundamental na hora da limpeza porque, para a água arrastar a sujeira, a interação entre as moléculas de água, assim como a interação entre as partículas que compõe a sujeira, precisam ser rompidas.
O sabão é a ponte entre a água e a sujeira: a parte apolar do sabão, hidrofóbica, interage com a sujeira, e a parte polar, a hidrofílica, faz o mesmo com a água.
Porém, isso não quer dizer que quanto mais sabão você colocar, mais limpa a sua roupa vai ficar
É preciso colocar a quantidade suficiente para fazer a reação química com a sujeira das roupas, mas muito sabão vai exigir mais água para o enxágue.
Se ficar sabão nas fibras do tecido, a roupa vai ficar dura depois de seca. Isso é um problema ainda maior para os alérgicos a sabão em pó. Mas então como saber quanto usar?
As máquinas de lavar roupa mais modernas indicam a quantidade exata de sabão que deve ser colocada em cada tipo de lavagem. Mas Carlos Eduardo Sousa, da Whirpool, explica: “A quantidade de sabão se relaciona com o volume de água que é despejado pela máquina no processo de lavagem”.
Para os alérgicos, há máquinas modernas com enxágues extras para retirar totalmente a química das roupas, a função é chamada “antialérgica”.
Vinagre e bicarbonato de sódio para tirar manchas
Esses dois produtos realmente tiram manchas, mas não todas.
O vinagre tem em sua composição o ácido acético, que consegue remover manchas que são de meio básico. Pinheiro, em entrevista para o Uol, explica: “O ácido vai reagir as bases presentes em manchas como, por exemplo, as de leite ou de leite de magnésia”.
Para conseguir remover, é preciso espirrar vinagre sobre mancha, deixar que ele aja no tecido por alguns minutos e depois esfregar com uma escova macia.
Já o bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, e além de atuar como desodorizante, também serve para tirar o encardido das roupas.
Isso acontece pelo seu poder de quebra da tensão superficial da água, ou seja, de ruptura da “membrana” que envolve as moléculas dela. “Esta quebra vai possibilitar a entrada da água no tecido. Esta limpeza interna se dá muito mais pela ação mecânica da água”.
Aquelas manchas amarelas de tecidos antigos também podem ser eliminadas. A dica é ferver a roupa em uma panela com uma solução com uma pitada de sal de cozinha – ele é um composto iônico e tem atuação complementar ao bicarbonato neste processo – e uma colher de bicarbonato de sódio.
Como o amaciante funciona
Por fim, o amaciante também é um grande aliado. Ele expande as fibras do tecido e dá um aspecto macio para a sua roupa – isso acontece porque ele é um aditivo que interage com as partículas do tecido e gera esse processo de expansão.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso