Você é bom na Pré-Venda ou Pós-venda no seu relacionamento?

Colunista pergunta se você manda bem antes ou durante o relacionamento

Este texto faz parte de uma série de aprendizados que obtive com o livro Nunca se Case Antes dos 30, o qual foi feito durante 8 anos em 24 cidades ao redor do mundo, eu resolvi trazer esta pergunta para você refletir.

Durante as pesquisas eu pude identificar vários “nichos” ou grupos comportamentais de homens e mulheres, sejam estes solteiros, namorados, casados, divorciados, sonhadores, desiludidos, etc.. etc..

Um dos comportamentos que mais intrigou-me foi sobre o “nível de suporte” prestado durante o relacionamento com ou sem contrato ou certidão de casamento. Isso mesmo, não ria! Quer um exemplo?

Por exemplo, pergunte a si mesmo ou avalie o seu parceiro ou parceira: você, ele ou ela, é ótimo no pré ou pós-venda? Eu explico.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Há indivíduos que são “excelentes” no pré-venda: cantada; atenção; simpatia; empatia; bom ouvinte; carinhos; presentes; surpresa; sensualidade; ousados; encantadores; criatividade; fazem “joguinhos”; preliminares de 30 minutos; etc.. porém, depois que “assinam” ou conquistam o contrato com a pessoa amada, simplesmente, esquecem de manter o nível de qualidade que fez a conquista interessante.

Pré-Venda ou Pós-venda no seu relacionamento

O quê faz lembrar-me um trecho de um livro que diz mais ou menos assim: “…eu queria conquistar aquela mulher para poder esquecê-la..”

Logo, foram excelentes no pré-venda mas se tornaram péssimos no “pós-venda”. Isso pode acontecer já a partir do sexto mês até o segundo ano de um relacionamento, com tendência para piorar no longo prazo caso não renovem-se diariamente.

Do outro lado da moeda, há também indivíduos (homens e mulheres) que são “péssimos” no pré-venda no início de um relacionamento: tímidos; práticos; diretos; estão aprendendo; ingênuos; inseguros; não tão “sensuais”; não fazem o “cala boca e beija logo”; não fazem “joguinhos” e simulações; etc.. porém, depois que “assinam” ou conquistam o contrato com a pessoa amada, simplesmente, se aperfeiçoam e criam uma sinergia e carinho que conquistam cada vez mais…

Será que a solução seria criar um nível de serviço para os relacionamentos? Um prazo de validade ou contrato de garantia ou reposição ?!?!

Você é Pré-Venda ou Pós-venda no seu relacionamento 3

Eu não sei qual é o caminho correto, eu estou apenas mostrando os dados. Mas na minha sugestão, nós temos que estar abertos a aprender o que nos faz bem, bem como a aqueles a quem admiramos ou gostamos. O pré-venda deve aprender com o pós venda, e vice-versa. É assim no mundo corporativo ou no seu próprio trabalho.

Você pode estar se perguntando: uma pessoa de pré-venda pode se tornar uma ótima em pós-venda ?!?! ou ainda, eu sou ótimo no pós-venda, mas eu não sei como atuar na pré-venda ?!?!

Eu respondo que aprender há maneiras, mudar não.. o importante é sempre manter a nossa essência, mas aprendendo com o meio em que vivemos. Em algumas cidades, algumas mulheres já viraram o “homem” dos tempos modernos, perdendo o seu bem mais precioso que é a intuição, e alguns homens estão perdendo seu lado “uga-uga” e sua habilidade de sedução e conquista.

Leia um pouco da “Seleção Natural” de Darwin. Mas há uma dica forte: não procure a fantasia, mas a realidade.. Voe, mas com os pés no chão, mostram os dados !!! No meio de tantas mudanças, perder a essência é o maior risco.

Cada pessoa tem suas fases, e todos querem ser felizes.. Todos! Porém, a fase em que a pessoa está talvez não seja a mesma que a sua.. E a pior coisa é tentar “pressionar” ou “puxar” o outro ou a outra para a mesma fase ou velocidade que estamos.

Você é Pré-Venda ou Pós-venda no seu relacionamento 4

Por exemplo, há muitas relações ao redor do mundo de uma pessoa querendo transformar uma pessoa em outra. Aí, quando conseguem, não desejam-na mais.. Acabou o desafio.

Algo ainda perigoso é uma pessoa pós-venda ficar presa a querer encontrar um parceiro pré-venda, ou vice-versa.. enquanto os parceiros ideais podem estar passando ao seu lado ou querendo dar suporte… Todos estamos condenados a evolução, quem quer ficar parado, inclusive na relação, não merece suporte.

Uma vez tido um aprendizado, aprenda com ele. Jogue o retrovisor fora e olhe só para frente… Até amigos meus psicoterapeutas ou psicólogos estão querendo montar uma clinica “como resolver o problema emocional do passado” das pessoas. É que a maioria dos tratamentos eram baseados no futuro que a pessoa desconhecia, agora, essas clinicas focariam em resolver o passado. Um novo problema em nossas metrópoles e, quem sabe, o final do tratamento se daria quando a pessoa estivesse “virgem emocionalmente” novamente para novas relações.

Renovar é preciso, e se não houver renovação própria e por vontade própria, não pense que indo para outro CEP ou outra pessoa poderá ser a resposta para tudo.

 

>> Texto colaborativo de Heverton Anunciação. Especialista em Tecnologia da Informação, concilia sua carreira profissional com o prazer de ler e escrever sobre o comportamento e relacionamentos. Autor do primeiro aplicativo mundial de terapia para casais e solteiros chamado A Fila Anda. Além disso, também é autor dos livros Autor dos livros:

– Por que as mulheres criam expectativas e os homens somem?

– 100 Erros que as mulheres cometem achando que estão acertando;

– Nunca se case antes dos 30.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »