Uma lição simples sobre privilégio com uma bolinha de papel

Como um papel amassado e um cesto de lixo podem te ensinar sobre igualdade e privilégio

Você acha que realmente conhece o que é privilégio? Pois saiba que, você que agora lê esta matéria leva inúmeras vantagens em cima de milhares de pessoas que nem imagina. Coisas que você acredita serem primordiais e básicas a todo ser humano, mas que são negadas a muitas pessoas que estão próximas a seu vínculo de conhecidos.

Se você ainda não acredita no que estou falando, vou apresentar uma lição simples e pontual, que circulou os sites de internet como um aprendizado que professores de faculdade americanas passam a seus alunos na sala de aula.

Com um simples papel amassado e uma cesta de lixo, determinado professor tinha como princípio básico ensinar o que era privilégio e mobilidade social para seu grupo de estudantes.

Reprodução

O professor começou a lição dando a cada aluno um pedaço de papel e pedindo que todos amassassem.

Logo em seguida, colocou uma lixeira no centro do quadro negro, na frente da sala e disse: “O jogo é muito simples – cada um de vocês fazem parte da população de um determinado país. E todo cidadão neste país tem a chance de crescer, ficar rico e pertencer às classes mais altas”.

Reprodução

Para passar para a classe alta, tudo o que você deve fazer é jogar seu papel amassado para o lixo enquanto está sentado em seu assento.

Os estudantes no fundo da sala, revoltados, imediatamente argumentaram: “Isso é injusto! As pessoas que estão sentadas nas primeiras filas tinham uma chande muito maior de acertar o cesto de lixo”.

Reprodução

Mesmo com a reclamação, todo mundo teve a chance de jogar a bolinha de papel e – como esperado – a maioria dos estudantes na frente acertou, enquanto apenas alguns alunos do fundo tiveram o êxito.

Depois da atividade, o professor concluiu, dizendo: “Quanto mais perto você estiver da lixeira, melhor as suas chances. Isto é o que se chama de privilégio”.

Reprodução

“Vocês notaram que os únicos que se queixaram sobre a igualdade de direitos eras os que estavam no fundo da sala?”

“Por outro lado, as pessoas que estavam na frente da sala eram muito menos propensos a ter consciência do privilégio em que nasceram. Mesmo muito próximo do seu objetivo em relação aos alunos mais afastados”.

Conclusão:

Reprodução

“O trabalho de vocês – como os estudantes que estão recebendo uma educação superior – é estar ciente de seu privilégio. E usar esse privilégio especial chamada “educação” para fazer o seu melhor para realizar grandes conquistas particulares, ao mesmo tempo que defendem os direitos e as oportunidades dos que estão nas fileiras mais atrás (e sem tantos privilégios quanto você”.

Depois de ver essa lição, sua concepção sobre direitos, igualdades e privilégios mudaram? Ou você ainda acha que pessoas com gêneros e etnias diferentes ainda são tratados de maneira igualitária?

Fonte: BuzzFeed

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso