Ter amigos ajuda você a viver mais, aponta estudo

shutterstock

Se a palavra “amizade” não significa muito para você, agora ela ganhou uma nova reinterpretação. Ela é a chave para uma vida com saúde. Isso mesmo. E não apenas no aspecto psicológico.

Um estudo publicado na revista Plos Medicine indicou que viver isolado é tão ruim quanto fumar 15 cigarros por dia, ser obeso e sedentário.

A pesquisa avaliou 148 estudos que tratavam da conexão interações sociais e saúde. Mais: foi analisado inclusive se a taxa de mortalidade variou dependendo de como a pessoa era socialmente. A revisão das análises descobriu ainda que as pessoas tinham uma taxa de sobrevida 50% maior se elas permaneciam em um grupo social. E aí vale amigos, vizinhos, parentes…

Segundo os pesquisadores, pessoas sociáveis ​​parecem colher recompensas extras de seus relacionamentos, já que se sentem menos estressadas. Elas também se sentem responsáveis por outras pessoas, um senso de propósito que as faz cuidar melhor de si e de inclusive, correr menos riscos.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

shutterstock

O estudo não apontou uma quantidade de relacionamentos suficientes para melhorar a saúde de uma pessoa. Mas, em toda pesquisa, as pessoas se saíram melhor quando elas raramente se sentiam solitárias e estavam perto de um grupo de amigos, tinha um bom contato com a família e tinha alguém que podia invocar e confiar.

“Tendências como um número crescente de pessoas que vivem sozinhas e o advento de novas tecnologias, estão  mudando a forma como interagimos e estão levando tanto a jovens e idosos a experimentar a solidão. É importante que os indivíduos tomem conhecimento das emergentes evidências e dos potenciais problemas de saúde associados com a solidão “, aponta Andrew McCulloch, da Fundação de Saúde Mental.

Por isso, saia da frente do seu smartphone e vá encontrar um amigo. Sua saúde agradece

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »