Segundo estudo, o seu cachorro realmente entende o que você diz

Às vezes, o seu cachorro parece entender completamente o que você diz e te obedece direitinho. Mas tem dias que ele te ignora solenemente e não importa: você pode gritar e dar todos os petiscos do mundo, ele simplesmente não te obedece.

Bom, isso acontece porque o cachorro realmente está entendendo o que você diz e compreendendo suas intenções. Um estudo realizado pela Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, constatou que o seu bicho de estimação – especificamente, o seu cachorro – consegue sim entender o que você diz.

O estudo foi relativamente simples: os pesquisadores treinaram 13 cachorros para deitar. Eles escolheram esse truque porque precisavam dos animais mais quietos para que a ressonância magnética conseguisse ler o cérebro deles com maior precisão.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Depois, foi a vez dos donos entrarem em cena. Os pesquisadores pediram para que eles lessem frases em diferentes contextos: frases alegres com entonação alegre, frases alegres com entonação neutra, frases neutras com entonação neutra e frases neutras com entonação positiva.

Por “frases neutras”, eles consideraram palavras sem sentido algum – mas com sonoridade muito parecida com palavras de incentivo.

O estudo é húngaro, então, o leque de palavras parecidas era mais amplo e sua sonoridade também. Uma das frases positivas foi “azaz” (em tradução livre, “isso mesmo”), e uma das neutras foi “akár” (e se).

Lendo, não parece. mas ambas têm sonoridade semelhante e sentidos completamente diferentes.

O que os pesquisadores descobriram é que o cérebro dos animais liberava dopamina em níveis maiores quando o dono falava algo legal em um tom de voz agradável. Ou seja: a pesquisa mostrou que o cão não entende exatamente o que você diz, mas o jeito que você diz.

Com o resultado do estudo, os pesquisadores descobriram que, como no caso dos humanos, os cachorros costumam utilizar o lado direito do cérebro para analisar os tons de voz ao seu redor, e o lado esquerdo para focar no sentido das palavras.

Em outras palavras: se você, por exemplo, xingar o seu cachorro o usar o mesmo xingamento diversas vezes com o mesmo tom carinhoso, ele vai interpretar que aquela palavra é um elogio.

Você pode ver os resultados da pesquisa neste vídeo, criado pelos próprios pesquisadores:

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »