Quase 70% das mulheres já sofreram violência dentro de universidades

Shutterstock

Hoje, o Instituto Avon realizou a 3ª edição do Fale Sem Medo, fórum sobre violência contra a mulher.

Todos os anos, a empresa encomenda uma pesquisa direcionada sobre esse tema e, nesta edição, o foco da reflexão foi a violência nas universidades.

A pesquisa inédita, feita em parceria com o Data Popular, ouviu cerca de 1.800 universitários sobre o abuso dentro das instituições de ensino em todo o país. Entre os entrevistados, 60% são mulheres e, entre as mulheres que participaram da pesquisa, 67% já sofreram algum tipo de violência dentro da faculdade.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Já entre os homens entrevistados, 38% confessaram ter praticado pessoalmente algum tipo de violência contra mulheres na universidade.

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

Segundo Alessandra Ginante, presidente do Conselho do Instituto Avon, temos a Lei Maria da Penha para tipificar todos os casos de violência doméstica. Porém, a violência de gênero dentro das universidades não é clara nem para quem a sofre e nem para quem a comete.

Por exemplo: apenas 10% das mulheres afirmaram espontaneamente ter sofrido algum tipo de violência no ambiente universitário. Mas, quando foram questionadas se sofreram algum dos itens de uma lista de violências, o número subiu para 67%.

Ou seja, é necessário educar homens e mulheres sobre o que, de fato, se enquadra no conceito e no crime de violência sexual, moral, psicológica ou física para, então, conseguirmos combater os casos.

O fórum, além de promover um debate mediado pela apresentadora Astrid Fontenelle, contou com a presença de fundadoras de movimentos sociais que acolhem vítimas de violência, antropólogos, professores da USP e de outras universidades, promotores de justiça e do educador e cineasta norte-americano Jackson Katz, criador do programa Mentores para Prevenção da Violência, cuja proposta é prevenir abusos sexuais dentro de escolas, universidades, do ambiente esportivo e militar nos EUA e em outros países.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »