Porque todo homem deveria aprender a jogar xadrez

0478de0

Quando eu estava na escola, lembro que frequentemente pegávamos no pé de um colégio rival por eles terem a disciplina obrigatória de xadrez. Afinal de contas, quem joga xadrez né?

Bem, Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe, Montesquieu, Benjamin Franklin, Victor Hugo, Machado de Assis e Monteiro Lobato – para citar apenas alguns – jogavam xadrez. Parece que a modalidade é algo comum a grandes nomes da história.

Quanto aos alunos que tirávamos um sarro, não é a toa que o colégio deles era conhecido por frequentemente colocar alunos nas faculdades mais disputadas de São Paulo, como a USP e Unicamp.

Chess-Horse-Wallpapers-01

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Foi durante o cursinho, com um grande professor que nos incentivava a se dedicar à modalidade, que aprendi os benefícios do xadrez.

O jogo de tabuleiro lida com raciocínio lógico, estratégia, além de te dar mais confiança e segurança na hora de resolver problemas. Os benefícios só melhoram se você começar a treinar desde cedo.

Os benefícios para crianças que aprendem xadrez

pic_class_chess_3

Crianças que aprendem xadrez na escola costumam ter notas 20% melhores do que as que não aprendem a modalidade.

Além disso, uma pesquisa recente apontou que a prática pode ser uma forma efetiva de combate contra o Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Sem contar o quanto o jogo de tabuleiro ajuda para o estímulo do raciocínio lógico e da capacidade de cálculo.

Mas não são só os pequenos que deveriam aprender a jogar xadrez não. Acredito que todo homem deveria aprender xadrez para melhor encarar a vida. Eis aqui alguns motivos:

O Xadrez ensina você a lidar com consequências

chess_nuts_by_chrisandyash-d4yoyzy

Não existe espaço para erros em uma partida de xadrez. Um movimento errado e você pôs aquela partida inteira a perder.

Para se dar bem você deve calcular bem seus atos e, acima de tudo, não tomar nenhuma atitude displicente ou impulsiva.

Xadrez te mostra na prática o conceito de estratégia

chess-1427831819-2352632

O que eu mais gosto no xadrez é o fato que você não pensa somente na jogada que você está executando no momento, mas em como ela pode afetar duas ou três jogadas adiante.

O jogo faz com que você tenha que pensar muito bem antes de agir, considerar todas as variáveis possíveis além de estudar bem o seu adversário. Não preciso nem dizer o quanto isso é útil para o seu dia-a-dia.

O xadrez te condiciona a um pensamento multi-dimensional

Chess_Demon_Coaching_3

Cada peça se movimenta de um jeito diferente no xadrez. As torres se movem em linhas retas, os bispos nas diagonais, os cavalos em L…

Logo, o seu jogo não pode ser focado apenas para a frente. Uma boa jogada pode começar em uma lateral e terminar na outra. O cheque-mate pode vir tanto de um peão, quanto de uma rainha.

Você não pode pensar em linha reta e deve aprender que cada peça tem um comportamento diferente que, quando combinada com outras, podem te surpreender.

Pense quantas vezes você não traçou um caminho para conseguir seu objetivo e percebeu que teve diversas mudanças de curso até chegar nele. Afinal, não existe só um jeito de chegar lá, existem vários.

O jogo de xadrez te ensina que perdas fazem parte

chess

Se você não conhece xadrez, gostaria de te ensinar que a rainha é uma das peças mais importantes do jogo, pois você pode movê-la quantas casas quiser e em qualquer direção. E, às vezes, você precisa sacrificar essa peça para ganhar o jogo.

Não é sobre quem comeu mais ou menos peças. É sobre quem venceu o jogo.

Abrir mão de certas coisas, podem te ajudar a alcançar seus objetivos a longo prazo. Esta é uma prática recorrente no xadrez que você pode levar em consideração em alguns momentos da sua vida.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »