Porque os homens gostam tanto de filmes de penitenciária?

prison-01

Porque os homens gostam tanto de filmes de penitenciária? As minisséries “Prison Break”, “Oz” e os filmes “Um Sonho de Liberdade” e “Carandiru” não foram sucesso absoluto junto ao público masculino?

► O MHM RESPONDE: Cara, sou suspeito para falar. Sou muito fã de filmes que se passam em prisão. Não sei se consigo falar por todos os homens, mas gosto do gênero por ele mostrar o que acontece a um ser humano quando ele é privado de seu bem mais valioso: a liberdade.

Um dos maiores orgulhos do homem moderno é nossa capacidade de “fazermos o que quisermos”. Se você quiser largar tudo agora e ir viajar, você pode. Se quiser faltar no trabalho para ir até a praia ou simplesmente ficar em casa, você também pode. Agora, imagina se isso fosse tomado de você? Se você não fosse mais dono de sua rotina e da escolha do que quer fazer no seu dia-a-dia?

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

The-Green-Mile-1999-2

Lembra de “Con Air” onde Nicolas Cage é privado de ver a filha crescendo porque foi preso por defender a mulher?  Ou em “Hurricane – O Furacão”, onde um lutador de boxe é preso no auge de sua carreira e fica encarcerado por 20 anos por um crime que não cometeu. O problema não é só a prisão em si, mas o que você perde por estar nela.

Em outros casos, um filme de prisão relata o inferno que um homem precisa passar para ter uma segunda chance na sociedade. É o caso de “A Outra História Americana”, onde o personagem de Edward Norton precisa ser preso para mudar sua opinião sobre os negros e o movimento neo-nazista do qual fazia parte. Já no “Em Nome do Pai”, o personagem de Daniel Day Lewis só aprende a valorizar a figura do pai quando é preso junto com ele.

Outro grande destaque do gênero é como muitas obras mostram o jeito como uma cadeia se torna uma pequena sociedade com suas regras e leis próprias É o caso de “Um Sonho de Liberdade” e “Carandiru”, onde vemos como uma população carcerária se regula, como os presos procuram passar seu tempo livre e  até como eles burlam a lei em ambiente onde ela deveria prevalecer.

07537

Enfim, cada filme de cadeia tem uma abordagem diferente, mas vou indicar 7 filmes de penitenciárias que acho que valem a pensa serem assistidos. Se liga:

  • Um sonho de liberdade (1994)
  • À Espera de Um Milagre (1999)
  • Fuga de Alcatraz (1979)
  • A Outra História Americana (1998)
  • Hurricane: O Furacão (1999)
  • O Expresso da Meia Noite (1978)
  • Em Nome do Pai (1993)

 Tem alguma pergunta para fazer? Deixe seu comentário neste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em[email protected]

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »