Por que é importante ter amigos que pensam diferente de você

Pode parecer óbvio, afinal, todo mundo concorda que o melhor jeito de amadurecer e crescer é passando por desafios. Mas, mesmo assim, na hora de cultivar nosso ciclo de amizades, muitas vezes acabamos afastando pessoas que pensam muito diferente.

Tudo bem, é normal ter mais afinidade com quem tem gostos parecidos, mas gostar das mesmas coisas é diferente de ter a mesma personalidade ou sempre concordar com tudo o que o outro diz.

Ter um amigo que pensa diferente de você é ter um amigo que nem sempre vai concordar com tudo o que você diz, mas que, ao discordar, vai te fazer amadurecer uma opinião, mudar a sua visão de mundo ou apenas te fazer refletir sobre determinado assunto.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Ele vai te ajudar a sair da sua bolha e, consequentemente, você também vai ajudá-lo a sair da bolha dele.

É importante lembrar que pensar diferente é bem diferente de criticar sem a intenção de ajudar.

É fácil identificar aquele amigo (no caso, nem tão amigo assim) que sempre aponta seus erros sem o objetivo de te ajudar. É fácil identificar quem diz algo para o seu bem e quem diz algo apenas para te colocar para baixo.

Então, que fique claro: estamos falando de amigos de verdade. Saiba diferenciar!

Amigos que pensam diferente de você podem te completar nas coisas mais simples: se você é alguém que é excelente em criar planos mas não é muito bom em colocá-los em prática, ter um amigo que seja diferente e saiba tomar o controle da situação pode te ajudar nos seus projetos pessoais e profissionais – ativamente ou apenas por te incentivar.

Temos outro exemplo: se você é uma pessoa muito conservadora e está infeliz com a profissão que escolheu mas, mesmo assim, não quer abrir mão dela por ter passado tanto tempo na faculdade e dedicado tanto da sua vida nisso, ter um amigo mais impulsivo pode ser extremamente útil.

Ele vai te encorajar e dizer as coisas certas para te tirar da zona de conforto.

Além disso, um amigo que pensa diferente pode te ajudar a crescer.

Pessoas raramente aprendem e evoluem quando se cercam de outras pessoas com o mesmo pensamento e personalidade. Opiniões diferentes incentivam o debate e o amadurecimento, conviver com alguém cuja visão de mundo é um pouco diferente da sua pode fazer com que ambos evoluam e se tornem melhores.

Afinal, você nunca vai saber se a sua perspectiva é prejudicial para si mesmo e para os outros se só der ouvidos para pessoas que enxergam a mesma coisa.

Quando você precisa explicar as razões pelas quais acredita em determinada visão, você tem a chance de enxergar o mesmo tópico por outro lado e, ao argumentar e defender sua opinião, você pode, inclusive, perceber que ela não faz sentido ou ajudar o outro a perceber isso sobre a opinião dele.

Quando esse debate é feito entre amigos, a disposição para ouvir é maior e a intenção de entender também.
Os feedbacks também são sempre honestos e, por mais que sejam dolorosos, vão te ajudar a se tornar melhor profissionalmente e pessoalmente.

Quando você não enxergar os pontos negativos de uma decisão, amigos com outra perspectiva vão te ajudar a entender os problemas.

Isso acontece com coisas simples e decisões importantes, desde a compra de um novo computador até a decisão de alugar ou comprar um apartamento.

Como já falamos, existe uma diferença entre os debates que nos fazem crescer e aqueles que são perdas de tempo.

Você deve saber diferenciar uma pessoa cujo maior prazer da vida é argumentar e querer provar estar sempre certo de uma pessoa cuja intenção é realmente te ajudar.

Muitas pessoas por aí simplesmente vão discordar de você para provar um ponto. Entenda que, com elas, você não deve perder seu tempo e nem gastar sua energia.

Amigos de verdade vão descordar quando for necessário para te ajudar porque isso também é importante para eles. Então, não abra mão de alguma amizade só porque você ouviu algo que não quis.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »