Por que a diferença de idade entre o presidente francês Macron e Brigitte Trogneux incomoda tanto?

Emmanuel Macron, o mais jovem presidente da história da França, com 39 anos. Só esta informação já geraria inúmeros assuntos para matérias e discussões. Mas, a coisa que mais tem sido debatido nos últimos tempos sobre ele é outra coisa: a relação que tem com uma mulher mais velha.

Isso porque a primeira-dama que estará ao lado do mais novo presidente francês é 25 anos mais velha que ele.

Macron e Brigitte aproximaram-se quando ele tinha 17 anos e ela era casada, com uma filha que estava na mesma turma de Emmanuel.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Os pais de Macron perceberam sua proximidade com Brigitte e o enviaram a Paris para completar seus estudos numa tentativa de separar os dois.

“Você não vai se livrar de mim. Eu vou voltar e vou casar contigo”, disse ele, segundo contou Brigitte em entrevista à revista “Paris Match”. “Conversávamos por telefone o tempo todo e, pouco a pouco, ele quebrou minha resistência com uma paciência impressionante”.

Casada, e com três filhos, Brigitte se divorciou e iniciou um romance com o ex-pupilo, logo após ele completar 18 anos.

O relacionamento pouco convencional levou a especulações de que Macron seria secretamente gay.

Macron adotou os três filhos de Brigitte (que o apoiou na campanha presidencial) e agora é um avô muito jovem de sete netos. Ao vencer o primeiro turno das eleições, Macron dedicou seu discurso a sua esposa:

“Sem ela, eu não seria quem sou”, disse ele perante uma multidão, acompanhado de Brigitte.

Muitos especialistas destacam que é graças a Brigitte que Emmanuel conseguiu “mudar-se” do gabinete de ministro da Economia ao Palácio do Eliseu.

“Não somos uma família nos moldes clássicos, isso é incontestável”, afirmou Macron, que pretende dar à mulher um cargo oficial não remunerado caso chegue à Presidência. “Mas isso não quer dizer que haja menos amor na nossa família”.

Casamentos com diferença de idade

Mas por que a diferença de idade do casal e não é a de outros políticos, homens mais velhos que estão casados com mulheres mais novas?

Para ter uma ideia, vai alguns exemplos:

O próprio ex-presidente francês, François Hollande, que deixa o cargo, namora Julie Gayet, 18 anos mais nova.

O presidente dos EUA Donald Trump, com 70 anos, subiu ao cargo ao lado de Melania, a terceira esposa, com 47 anos. A diferença entre os dois cônjuges é de 23 anos, praticamente a mesma que entre Macron e Trogneux.

Por aqui mesmo, o presidente brasileiro Michel Temer tem 76 anos de idade. Marcela, sua segunda esposa, tem 33 anos, ou seja, 43 anos menos do que o presidente.

Isso sem contar o presidente argentino Mauricio Macri, 15 anos mais velho que sua esposa Juliana Awada e o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi que, em 2012, começou um relacionamento com Francesca Pascale, quase 50 mais jovem.

Essa cobertura da mídia em cima da relação entre uma mulher mais velha com um homem mais novo explica um pouco como existe uma diferença de visão que boa parte da sociedade tem do envelhecimento feminino para o masculino.

Uma mulher jovem é ‘valorizada por atributos estéticos e pelo caráter de estar na fase em que pode gerar um filho, quando esse período passa, chega a menopausa, ela é considerada na ‘fase da decadência’.

Já para o homem, as rugas, idade avançada e cabelos brancos não o atingem tão negativamente. Pelo contrário, até existe certo culto ao homem mais experiente e vivido.

Isso reflete tanto no campo profissional como dos relacionamentos. Por isso que pesa mais a idade da companheira de Macron no noticiário do que a jovialidade de outras mulheres parceiras de líderes mundiais.

O site Sputnik Mundo entrevistou a especialista uruguaia da Articulação Feminista do Mercosul, Lilián Celiberti, para saber o porque do motivo de tanta curiosidade e questionamento acerca da relação do casal francês.

Segundo ela, isso acontece porque no casamento de Macron é a mulher que é mais velha. Esses relacionamentos recebem frequentemente muitas críticas por “não estarem de acordo com a tradição”.

“A regra de espécie afirma que o macho é o protetor, o elemento primordial do casal. Ele é tudo e a mulher é um complemento. Por isso, a mulher é menor, e mesmo a diferença de muitos anos é absolutamente considerada natural.

Ela finaliza afirmando que a sociedade aceita e normaliza as relações entre “homens com poder e mulheres muito mais jovens, bonitas, que decoram seu ambiente social”.

Diferença de idade influencia na relação?

No que compete ao relacionamento em si, se você tem maturidade psicológica, a idade biológica não tem tanta relevância frente a sinergia que o casal tem em ideias e projeto de vida.

Se você está em um relacionamento e procura validação externa (família, amigos ou desconhecidos), isso vai acabar causando conflitos internos e minar sua relação. Por isso, procure dar mais valor ao que pensa e quer, blinde sua relação para receber o mínimo de pressão, manipulação ou intimidação.

Se ambos são adultos, responsáveis, e estão optando ficar junto dentro da normalidade das leis, não há motivos que impeçam essas pessoas de serem felizes.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »