Por que Campinas ganhou a fama de cidade dos gays?

309df8cbbf1aa5acd0ef86a5092f0928

Para alguns, Campinas é a cidade das andorinhas. Para outros ela é a Princesa d’Oeste. Já para aqueles que gostam de fazer piada – uma massa composta por tiozões do churrasco – Campinas é cidade dos gays. Mas você sabe da onde surgiu essa fama?

Não, a culpa não é a da altura dos bebedores. Existem algumas teorias para a fama da cidade, mas, a mais difundida delas tem a ver com a figura de Carlito Maia. O jovem era filho de Orozimbo Maia, prefeito de campinas em quatro ocasiões entre 1904 e 1931.

Quando atingiu a idade para fazer faculdade, o rapaz foi mandado para a Europa estudar medicina e de lá voltou com hábitos e roupas da Belle Époque francesa. Algo muito diferente do que a população rural – e brucutu – do local estava acostumada.

carlito_maia_2

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Além disso, após seu retorno, Carlito resolveu se dedicar à carreira no teatro e assumiu publicamente sua homossexualidade.

Num baile de Carnaval ele e seus amigos saíram fantasiados de mulher e foram dar um rolê em bailes de outras cidades da região. Depois dessa “turnê”, ficaram conhecidos como “os rapazes de Campinas”.

Porém, a repercussão nacional veio com a publicação de uma foto na revista “O Cruzeiro”, onde o jovem apareceu beijando outro homem na boca.

parada-gay

Outra hipótese está ligada ao processo de urbanização de Campinas durante o começo do século XX. Na época, Campinas era divida entre o bairro dos ricos barões que comandavam a região e o bairro dos pobres composto em sua maioria por imigrantes italianos.

Aqueles que tinham mais dinheiro, replicavam o estilo de vida dos europeus – em especial os franceses da Belle Époque. Esses costumem eram vistos como coisa de pederasta pelo trabalhadores com hábitos mais rústicos.

A última explicação, se deve à Escola de Cadetes de Campinas, que é pintada de rosa. A propriedade foi doada para o Exército por uma família com a condição que o local nunca pudesse ser pintado de outra cor.

Bem, cabe agora a você decidir qual das hipóteses você acha que é a mais provável, se é que todas elas não aconteceram ao mesmo tempo.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »