Por que Campinas ganhou a fama de cidade dos gays?

Você sabe da onde surgiu a fama de que Campinas é a cidade dos gays?

Por que Campinas ganhou a fama de cidade dos gays?

Para alguns, Campinas é a cidade das andorinhas. Para outros ela é a Princesa d’Oeste. Já para aqueles que gostam de fazer piada – uma massa composta por tiozões do churrasco – Campinas é cidade dos gays. Mas você sabe da onde surgiu essa fama?

Não, a culpa não é a da altura dos bebedores. Existem algumas teorias para a fama da cidade, mas, a mais difundida delas tem a ver com a figura de Carlito Maia. O jovem era filho de Orozimbo Maia, prefeito de campinas em quatro ocasiões entre 1904 e 1931.

Quando atingiu a idade para fazer faculdade, o rapaz foi mandado para a Europa estudar medicina e de lá voltou com hábitos e roupas da Belle Époque francesa. Algo muito diferente do que a população rural – e brucutu – do local estava acostumada.

carlito_maia_2

Além disso, após seu retorno, Carlito resolveu se dedicar à carreira no teatro e assumiu publicamente sua homossexualidade.

Num baile de Carnaval ele e seus amigos saíram fantasiados de mulher e foram dar um rolê em bailes de outras cidades da região. Depois dessa “turnê”, ficaram conhecidos como “os rapazes de Campinas”.

Porém, a repercussão nacional veio com a publicação de uma foto na revista “O Cruzeiro”, onde o jovem apareceu beijando outro homem na boca.

parada-gay

Outra hipótese está ligada ao processo de urbanização de Campinas durante o começo do século XX. Na época, Campinas era divida entre o bairro dos ricos barões que comandavam a região e o bairro dos pobres composto em sua maioria por imigrantes italianos.

Aqueles que tinham mais dinheiro, replicavam o estilo de vida dos europeus – em especial os franceses da Belle Époque. Esses costumem eram vistos como coisa de pederasta pelo trabalhadores com hábitos mais rústicos.

A última explicação, se deve à Escola de Cadetes de Campinas, que é pintada de rosa. A propriedade foi doada para o Exército por uma família com a condição que o local nunca pudesse ser pintado de outra cor.

Bem, cabe agora a você decidir qual das hipóteses você acha que é a mais provável, se é que todas elas não aconteceram ao mesmo tempo.

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso