Por que bebemos?

drinking-beer-pic-pa-22047104-108886

Se a rua é, como dizem, uma escola, o bar é, definitivamente, a universidade. Quando um amigo me fez a pergunta que intitula este texto, eu ri. Logo eu e ele, que vivemos em busca de pretextos para estar entre geladas e destilados, não é um questionamento que se faça ou se responda assim, de uma hora pra outra.

Tem gente que bebe porque está feliz, ou porque está triste. Bebe-se porque perdeu o emprego, ou recebeu um aumento. Um brinde ao filho que nasceu, uma oferta àquele ente querido que nos deixou. Existem inúmeras razões, e ainda a cretina de que bebemos porque é líquido e se fosse sólido, comeríamos.

1396300416933.cached

Por que bebemos? Este é um exercício social. Inúmeras descobertas nasceram da mesa cheia de copos, desde as fofocas recentes às diferenças entre espécies de galinha. Você sabia que tem galinha que voa?

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Também descobri a diferença entre whisky e whiskey, ou cervejas do tipo pilsen, draft, lager… são tantas, viu? No bar, aprende-se a respeitar as diferenças: se você não aceita a opinião do companheiro, pode simplesmente a conta e ir embora. Caso ainda não esteja pronto para alguém que pensa diferente, que tal voltar pra rua?

Consideramos, inclusive, aquele amigo que não bebe, num grande exercício de paciência e até cidadania. Estar sob o efeito de alguns drinks nos deixa desinibidos e, quando o filtro social vai para as cucuias, as mais profundas verdades são reveladas – para o bem e para o mal. Aliás, soube quem está solteira?

himymcast_jpg_627x325_crop_upscale_q85

Se bebemos sozinhos, o que invarievelmente acontece uma(s) vez(es) na vida, apreciamos a bebida e refletimos sobre tudo que aí está, desde as escolhas profissionais às decepções amorosas. Funciona assim, como estudar para aquela prova, colocando em jogo o auto-conhecimento.

É bebendo que se aprende a evitar a ressaca e, claro, a hora de parar de beber. Talvez, até aqui, a pergunta-chave não tenha sido completamente respondida. Vou seguir em busca disso, com quem quiser me acompanhar na próxima rodada. Garçom, capricha!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »