Pesquisa diz que atividade física pode reduzir (ou eliminar) os danos do álcool

Uma nova pesquisa foi divulgada recentemente e promete surpreender quem gosta de malhar e também curte beber uma cerveja nos finais de semana: praticar atividades físicas pode compensar alguns efeitos nocivos do consumo (moderado) de álcool.

O estudo, publicado na semana passada no “British Journal of Sports Medicine”, mostra que “a associação entre a ingestão de álcool e o risco de mortalidade foi moderada pelo exercício físico”.

Outros estudos já tinham mostrado que o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de morte por diferentes causas, entre elas, doenças cardiovasculares, derrame e alguns tipos de câncer.

+ 15 coisas que aprendi ficando 30 dias sem beber álcool

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Mas, agora, essa nova pesquisa encontrou uma solução para o consumo moderado de bebidas alcoólicas. Para comprovar que a atividade física modera a associação entre a ingestão de álcool e a morte por várias causas, os pesquisadores estudaram respostas à questionários realizados por candidatos na Inglaterra e na Escócia entre 1994 e 2006.

Mas o que define o consumo moderado e o exacerbado? Segundo a pesquisa, o consumo moderado equivale a uma unidade de álcool por dia (ou seja, uma taça de vinho ou 600ml de cerveja), já o consumo nocivo é ingerir mais do que essa quantidade diariamente – e os indivíduos que o fazem têm mais chance de morrer pelas causas listadas no início deste texto.

Mas ao se levar em consideração o fator atividade física, os pesquisadores perceberam que o risco de mortalidade aumentava em função da quantidade de álcool ingerida para as pessoas sedentárias.

O risco diminui e até desaparece em alguns casos para os fisicamente ativos, desde que o consumo seja apenas esporádico e abaixo do quantidade nociva: “Nossos resultados dão argumentos adicionais a favor da atividade física como meio para favorecer a saúde da população, ainda na presença de outros comportamentos menos saudáveis”, acrescenta o estudo divulgado no “British Journal of Sports Medicine”.

Ou seja: os perigos do consumo excessivo são indiscutíveis, mas, se você gostar de beber a sua cervejinha de forma moderada, saiba que pode eliminar os efeitos nocivos do álcool quando partir para a academia. Uma caminhada diária ou um passeio de bicicleta já vai fazer muita diferença no seu dia a dia!

Então, você já sabe! Se exagerou no final de semana, intensifique a corrida na esteira e coloque o álcool pra fora através do suor.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »