Neuróticos podem ser mais inteligentes e criativos

Neuróticos podem ser mais inteligentes e criativos

Só quem vive esse sentimento sabe como é ruim batalhar internamente contra os pensamentos obsessivos. Quem sofre até tenta evitar, mas parece impossível pensar e repensar o mesmo assunto incansavelmente e traçar dezenas de cenários diferentes para determinada situação.

Esse comportamento neurótico é um pesadelo mas, segundo a ciência, pode estimular a criatividade e aumentar a inteligência de quem passa por ele. Ninguém gosta de se sentir ansioso e nem de perder o sono com medo de algo que sequer aconteceu, mas esse pesadelo pode ter um lado bom: estudos estão apontando que pensar demais pode trazer alguns benefícios para o cérebro e até mesmo para a saúde física.

+ Como parar de pensar demais em tudo e ser menos ansioso em 6 passos
+ 12 Sinais que você sofre do transtorno de ansiedade
+ 36 Coisas que pessoas com ansiedade gostariam que seus amigos soubessem

Apesar da ciência estar conseguindo ver o lado positivo disso tudo, quem sofre de ansiedade sabe que o quadro não é nada agradável. Pensar demais sobre alguma coisa e remoer o passado sem viver o futuro aumenta – e muito – os níveis de estresse e também pode causar problemas graves de saúde, como pressão alta, esofagite, gastrite e úlcera. 

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Neuróticos podem ser mais inteligentes e criativos

Se toda essa ansiedade for mantida sob controle, você até pode abraçar alguns benefícios. Mas, para isso, é fundamental procurar ajuda de um especialista e tratar a patologia.

Para te incentivar, veja o que a ciência tem a dizer sobre os neuróticos:

Pensar demais pode estimular a sua imaginação

Neuróticos podem ser mais inteligentes e criativos

A correlação parece óbvia, mas a ciência explica! Um artigo científico publicado na revista Trends in Cognitive Sciences aponta que a área do cérebro associada ao “pensar demais” – ou overthinking – pode ser mais ativa em pessoas neuróticas. Essa diferença pode fazer com que alguém que sofre da patologia consiga ter ideais mais originais e soluções mais criativas: “Se as pessoas neuróticas tendem a pensar mais nos problemas porque têm mais pensamentos associados a ameaças – o que explicaria sua tendência a se sentirem infelizes –, parece provável que elas terão melhores chances de criar soluções para esses problemas, comparado com pessoas que têm menores índices de neuroticismo e tendem a olhar para o lado bom da vida o tempo todo”, disse Adam Perkins, um dos autores do artigo, para o jornal The Huffington Post.

Pensar demais pode apontar que você é mais inteligente

Neuróticos podem ser mais inteligentes e criativos

Um artigo publicado na revista Personality and Individual Differences e divulgado no jornal The Huffington Post diz que a tendência de se preocupar demais está diretamente relacionada a inteligência verbal. Pois é! É claro que essa correlação não comprova que uma coisa causa a outra, mas já é algo pra animar que sofre diariamente com esse problema!

Outro estudo também diz que quem é ansioso pode ter o QI mais elevado e mais empatia. Segundo pesquisas de uma universidade francesa, as pessoas que sofrem de ansiedade têm uma maior capacidade de perceber e interpretar emoções e estados mentais dos outros, e essa capacidade está diretamente ligada aos seus níveis de empatia e inteligência.

Normalmente, pessoas ansiosas têm habilidades sócio-cognitivas únicas e uma grande compreensão do estado de espírito emocional, além de uma inteligência acima do normal.

Então, se você anda deprimido com toda a sua ansiedade, fique tranquilo! Quando tratada, ela tem seus benefícios.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »