Como conseguir um emprego (em tempos de crise)

Não dá pra fugir de conseguir um emprego

Não dá pra fugir: você precisa conseguir um emprego. Mas como se dar bem na entrevista e garantir que a vaga vai ser sua? Nós selecionamos algumas dicas fundamentais para você conquistar o emprego e sair do buraco.

Mas, antes de descobrir quais são elas, saiba que você não vai conseguir oportunidade alguma se não se dedicar e esperar que a vaga caia do céu diretamente no seu colo.

Quando a gente entra no mercado de trabalho, ou ainda não temos tanto conhecimento assim sobre como as coisas funcionam, ficamos receosos e inseguros e, por isso, não damos a cara tapa e não nos arriscamos.

E esse é o jeito mais fácil de continuar desempregado.

Para conseguir um emprego, você precisa se expor e procurar. Ter paciência, manter o contato com as pessoas e não viver enclausurado dentro de casa porque, por mais que você tenha um bom diploma, na maioria das vezes o caminho que vai te levar para o emprego dos seus sonhos é aberto por alguém que você conheceu na faculdade, na escola ou até mesmo na mesa do bar.

Com ajuda dos nossos parceiros da Fox – que vão estrear a quinta temporada da série Prison Break no dia 4 de abril – decidimos pegar esse assunto tenso para o homem que #NaoDaPraFugir e destrinchá-lo para você. Dá uma conferida!

Mantenha seu currículo atualizado

Não dá pra fugir de conseguir um emprego

Seu currículo precisa estar sempre atualizado nos sites cadastrados. Por exemplo, não adianta você se cadastrar em dezenas de sites de emprego se o seu currículo vai estar desatualizado em praticamente todos eles.

Fez um novo curso? Mudou seu objetivo profissional? Então, atualize o seu currículo. Também é importante prestar atenção nos erros de português! Muitos candidatos são desclassificados antes da entrevista porque erram a gramática no currículo.

Tenha foco

Não dá pra fugir de conseguir um emprego

Não adianta você gastar tempo e energia enviando currículo para todos os lugares se você não tem expertise em todas as áreas. Por exemplo: você pode ser formado em jornalismo, mas se você só trabalhou com publicidade a vida toda é bem mais fácil encontrar um emprego na área de publicidade do que na sua área de formação.

Então, não perca tempo respondendo questionários amplos se você já sabe que a sua experiência naquela área não vai te favorecer.

Faça o networking

Não dá pra fugir de conseguir um emprego

Networking é um dos principais aliados para alavancar a sua carreira. Mantenha contato com seus colegas de faculdade ou de curso, participe de eventos da área, visite feiras e faça contatos.

Mesmo com todas os sites de busca de emprego, o networking ainda é a ferramenta mais eficaz para conseguir uma vaga dentro do seu perfil.

Mas não basta conhecer as pessoas certas, é preciso estar se comunicando com elas com frequência para conseguir uma indicação. Afinal, ninguém suporta aquele colega interesseiro que só aparece quando precisa pedir algum favor.

Se prepare para a entrevista de emprego

Não dá pra fugir de conseguir um emprego

Muitas vezes, o candidato é desclassificado quando demonstra pouco conhecimento sobre a empresa em questão durante a entrevista. Então, antes de partir para a conversa, pesquise. Não tenha preguiça, vá atrás de informações sobre a empresa e sobre o gestor da vaga que você se candidatou. Você não precisa virar Pd.D no assunto – aliás, o entrevistador nem espera que você seja um – basta ter o bom senso de se importar com a empresa e demonstrar interesse na vaga.

Nas entrevistas, é muito importante transmitir segurança e você só consegue fazer isso quando demonstra quem você é de verdade. Então, não force a barra e finja ser quem você não é. Aliás, é bem desagradável quando um candidato passa na entrevista e, na vaga, muda de comportamento. Muitos profissionais garantem que as empresas contratam por competência e demitem por comportamento.

Aceite trabalhar de graça para criar portfólio

Não dá pra fugir de conseguir um emprego

Lembra quando a gente falou que a experiência é fundamental na hora de garantir uma vaga ou, pelo menos, a entrevista de emprego? Então, se você não conseguiu conquistar experiência no mercado de trabalho, pode tentar alcançar essa vantagem de graça. Como assim? Lá em cima, a gente disse que muitas pessoas são formadas em uma área mas acabam trabalhando na outra. Então, se esse for o seu caso e você quiser voltar ou começar a atuar na sua área de formação, tente trabalhar nela de graça para criar portfólio.

Se, por exemplo, você for jornalista como já citamos, pode escrever de graça para alguns sites ou simplesmente divulgar seu material na internet gratuitamente. Assim, você cria portfólio e ganha visibilidade.

Entenda que todo trabalho é válido

Não dá pra fugir de conseguir um emprego

Às vezes, você só precisa trabalhar. Seu sonho pode ser trabalhar em determinada em presa ou ser um mega diretor de arte em um agência grande de publicidade, mas, para chegar até lá, você precisa trabalhar e ganhar dinheiro para se sustentar. Então, não tenha medo de arriscar e tenha na sua mente que todo o trabalho é válido. Quer ser um grande ator? Aceite trabalhar em cafeterias enquanto não consegue crescer como artista.

Entenda quem você é

Não dá pra fugir de conseguir um emprego

O autoconhecimento é a base para a felicidade. Quando perguntam para você em uma entrevista quais são seus defeitos e suas qualidades, o entrevistador quer entender se você realmente se conhece e sabe identificar que tipo de trabalho gosta de fazer. Quando você identifica seus verdadeiros talentos, consegue otimizar a sua busca pelo emprego ideal, afinal, não vai se inscrever para qualquer vaga e a possibilidade de se dar bem na entrevista aumenta – é mais fácil vencer quando jogamos em território conhecido, certo?

Por fim, tenha todas essas dicas em mente e saiba que um diploma sozinho não garante um futuro estável. Você precisa batalhar todos os dias para alcançar seus objetivos e conquistar o seu espaço!

#NaoDaPraFugir da nova temporada de Prison Break na FOX

Terça-Feira, dia 4 de Abril, estreia as 23h, na FOX, a nova temporada de Prison Break. O novo capítulo da série começa quando Lincoln Burrows e Sara Tancredi descobrem evidências de que Michael ainda está vivo e preso em Marrocos.

Os dois reúnem então Sucre, C-Note e T-Bag para tentar fazer a fuga mais arriscada do bando até hoje. Se antes, eles tiveram que fugir de uma prisão, dessa vez eles devem fugir de uma nação inteira.

 

Quem quiser acompanhar a nova temporada, vai poder assistir ao vivo na FOX ou pelo aplicativo Fox Play, no dia seguinte de sua exibição.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »