“Logan” é o filme do Wolverine que os fãs tanto esperavam

“Quando sentamos para fazer Logan, não queria que fosse um filme de super-heróis. Queria que fosse um filme. Um filme sobre um homem. (…) Sabia que eu não teria uma segunda chance. Era minha última tentativa.” – Hugh Jackman, em coletiva de imprensa sobre “Logan”

Quando assumiu o papel de Wolverine a primeira vez, em X-Men, Hugh Jackman não sabia, mas participava de um momento de virada na indústria do cinema.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

O sucesso do filme dos alunos do professor Xavier fez com quem Hollywood passasse a olhar com bons olhos os filmes de super herói. A partir dai, vimos nas telas as primeiras aparições de heróis como Homem-Aranha e Homem de Ferro além da volta de personagens clássicos como em Batman Begins e Superman – O Retorno.

Ao assumir pela última vez o papel de Logan, o ator pode novamente ser protagonista de um novo ponto de virada no gênero.

O filme do Wolverine que os fãs esperavam

“Logan” se passa em futuro próximo. Sozinho, doente e com seus poderes fraquejando, Wolverine se depara com uma nova missão: Proteger X-23, uma menina que tem os mesmos poderes , garras de adamantium e ferocidade do herói. Para completar, a garota está sendo perseguida por uma organização militar do governo.

A trama, que lembra muito obras como o filme “Filhos da Esperança” e o jogo “Last of Us”, tem como sua maior qualidade fugir do lugar comum de filmes de super-herói e focar em uma história mais intimista.

São muitos poucos os mutantes apresentados em tela. Menos ainda são as referências a histórias em quadrinhos ou cenas megalomaníacas. Em nenhum momento, Logan luta para salvar o mundo. Ele luta para proteger as pessoas com quem se importa.

Assim, podemos ver em tela uma das melhores interpretações de Hugh Jackman no personagem. A cada cena que passa, Wolverine ganha mais e mais camadas e tridimensionalidade. Tarefa que – infelizmente – seus últimos dois filmes solo não conseguiram realizar.

Parte do crédito para a profundidade que vemos em tela também se deve a James Mangold e Scott Frank, responsáveis pelo roteiro. “Logan” é uma história que fala sobre amadurecer e envelhecer. Sobre como um homem pode carregar a culpa por anos e mesmo assim achar a sua redenção. Algo muito diferente do que vemos em filmes inspirados em quadrinhos.

Um novo momento para os heróis

Outro grande destaque é censura do filme: 18 anos nos Estados Unidos. Isso garante não só as lutas mais sangrentas dos X-Men feitas até hoje, como também deu a liberdade para esta ser uma produção madura e focada em um público mais velho.

Apesar de ser bem humorado, não temos aqui a enxurrada de piadinhas dos Vingadores. Além disso, a trama entrega muito pouco do que aconteceu para que os personagens chegassem no seu momento atual. Algo bem diferente da história mastigadinha dos filmes de super-herói da atualidade.

Se em “Deadpool”, a censura mais alta permitiu a liberdade total para criar uma comédia escrachada, aqui a liberdade criativa transborda nos elementos humanos e complexidade de seus personagens. É fácil sair da projeção imaginando que este pode ser considerado por muitos uma das melhores produções da Marvel nas telonas.

“Espero que os fãs olhem para este filme é digam: Esse é o filme do Wolverine que nós estivemos esperando”, disse Hugh Jackman em sua coletiva de imprensa no Brasil. Podemos  facilmente dizer que a missão do ator está cumprida.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »