Just do it: slogan da Nike foi inspirado em frase de condenado à morte

Just do it: slogan da Nike foi inspirado em condenado à morte 2


E se te falassem que um dos slogans mais famosos do mundo teve como base um desabafo dito por um homem condenado à morte nos EUA, você acreditaria? Sim, isto realmente aconteceu.

Just do It‘, a frase clássica da Nike diz, em tradução livre, algo como ‘simplesmente faça’. Esta foi a declaração feita pelo assassino à beira da sua execução.

Dan Wieden, co-fundador da agência de publicidade Wieden + Kennedy, revelou a origem impensável do slogan em uma entrevista feita à revista Dezeen.

Isto aconteceu em 1977, e Wieden estava lutando para chegar a um slogan que iria unir os diferentes comerciais de TV que a agência tinha criado para a marca de artigos esportivos.

O assassino era Gary Gilmore. Ele cresceu em Portland, e correu estados fazendo atos criminosos no país. Em Utah, ele assassinou um homem e uma mulher, foi condenado e estava diante de um pelotão de fuzilamento.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

“Eles perguntaram se ele tinha algum pensamento final e ele disse: “Vamos fazer isso” (Let’s do it). Logo em seguida, ele foi baleado e morreu.

Eu gostei da expressão, mas não gostei da frase, então mudei para “Just do it”.

Dan Wieden, idealizador da famosa frase, criou ela depois de desabafo de um homem condenado à morte nos EUA

O co-fundador da Nike, Phil Knight, que não acreditava na necessidade de publicidade para a marca, a princípio rejeitou explicitamente a ideia.

“Nós não precisamos dessa merda!”, disse Phil.
“Eu disse ‘Basta confiar em mim.”, ressaltou Wieden.

Então, aceitou e transformou-se em um sucesso rapidamente.

O slogan, em conjunto com o logotipo da Nike, ajudou a impulsionar e transformar a marca de artigos esportivos em um gigante global, ultrapassando o então rival Reebok, e ainda está em uso há quase três décadas depois que foi inventado.

A revista Campaign descreveu como “sem dúvida o melhor slogan do século 20”, pois ele “atravessa barreiras de idade e de classe, ligando Nike com sucesso – e fez os consumidores acreditarem que poderiam ser bem sucedidos também, só que através do uso de seus produtos.”

“Como todos os grandes slogans, era ao mesmo tempo simples e memorável. Ele também sugeriu algo mais do que o seu significado literal, permitindo que as pessoas interpretam o que quisessem e, ao fazê-lo, estabelecer uma conexão pessoal com a marca”.

Fonte: Dezeen

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »