Guia de festas juninas 2017

Guia de festas juninas 2017

Inverno é sinônimo de festa junina, quentão, paçoca e fogueira. Em todo o Brasil, as festas juninas tomam conta dos finais de semana e se esticam até o mês de julho.

As celebrações em homenagem a São João, Santo Antônio e são Pedro surgiram com a colonização portuguesa, que trouxe da Europa uma festa que nasceu no pré-gregoriano como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra e às boas colheitas, na época denominada solstício de verão. Essas comemorações aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.

Essas festas eram conhecidas como Joaninas para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo a bíblia, batizava as pessoas para as purificar para a chegada de Jesus.

A Igreja Católica se apropriou da festa comemorativa e, desde então, ela homenageia os três santos que falamos anteriormente: no dia 13 de junho, a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

A festa junina é considerada a segunda festa mais importante do Brasil, ficando atrás apenas do Carnaval. A região nordeste leva a tradição muito a sério e realiza a maior parte das grandes celebrações que acontecem no país.

Agora que já refrescamos a sua memória com um pouco de história, vamos listas as melhores festas juninas do país para você curtir ao longo dos dois meses de inverno:

Caruaru (PE)

Guia de festas juninas 2017

A maior festa de São João de Pernambuco já começou! Ela vai rolar durante todo o mês de junho e é um dos melhores e mais procurados destinos do São João.

A tradição é forte e anualmente a cidade recebe um grande fluxo de turistas de cidades vizinhas e outras partes do país, que procuram o clima típico de uma festa junina, com muita música e forró.

A programação do São João Caruaru é dividida normalmente em oito lugares, os principais são o Parque de Eventos Luiz Gonzaga (Pátio do Forró) e o Alto do Moura. Pra quem gosta de forró pé de serra, é legal conferir também a programação do Polo Juarez Santiago.

Outra atração muito aguardada no São João de Caruaru é o festival de comidas gigantes. O evento é tradicional e conta com diversas comidas típicas, como cuscuz e mungunzá em grandes versões.

A abertura do evento contou com a presença de Elba Ramalho, mas vários outros artistas de forró também vão se apresentar por lá, assim como artistas internacionais, como o DJ Alok. A festa termina dia 29 de junho com uma apresentação de Alceu Valença.

Campina Grande (PB)

Guia de festas juninas 2017

Com o título de maior São João do Mundo, a programação da festa vai se estender entre os dias 02 e 02 de julho. A montagem da estrutura do São João de Campina Grande foi feita no Parque do Povo, local do palco principal, onde foram instaladas a cidade cenográfica, barracas, bares e camarotes.

Na programação, estão confirmados shows de Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Gusttavo Lima e Gabriel Diniz. Os nomes do sertanejo tomam conta, mas o evento também está cheio de personalidades do forró e muita comida típica.

Nas parte esportiva, o evento contará com caminhadas, corrida de jegue, corrida dos namorados, corrida de carroças, passeio ciclístico, pau-de-sebo e cavalgada.

Quem curte quadrilha também não pode perder a competição de quadrilhas que rola todo ano durante a festa!

Aracaju (SE)

Guia de festas juninas 2017

Durante o mês de junho, Aracaju vira um dos principais polos festivos do Nordeste, atraindo aproximadamente 1 milhão de pessoas.

O Forró Caju é o destaque que faz do São João de Aracaju uma festa única por causa dos vários estilos de forró que embalam as celebrações.

Se você quer fugir do sertanejo e curtir uma festa junina de raiz ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo, pode apostar nesses polos: no Centro rola o Forró Caju, com a presença de artistas regionais e grandes nomes da música brasileira; e na orla de Atalaia acontece o Arraial do Povo, com uma cidade cenográfica que imita uma pequena vila de interior.

Bahia

Guia de festas juninas 2017

A Bahia também é palco de grandes festas de São João! Da capital ao interior do estado, sobram opções para quem quer pular fogueira.

Durante o mês junino, o São João de Salvador é uma das festas mais procuradas da região. Em 2017, a cidade terá como um dos principais polos festivos o Pelourinho, que se transforma em arraial nos dias 22, 23 e 24 de junho. Ao todo, a programação festiva contará com 36 atrações, entre elas o artista Adelmário Coelho, o grupo Estakazero e o forrozeiro Targino Gondim.

A festa de São João também acontece no Centro Histórico de Salvador, nos espaços do Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco. Diferentemente do ano passado, as praças Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’água.

Quem procura um São João focado em forró pode apostar na festa de Senhor do Bonfim, que fica a 380km de Salvador. Alguns nomes confirmados na comemoração deste são Chambinho do Acordeon, Cicinho de Assis, Flávio Leandro, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Flávio José, banda Magníficos e Adelmário Coelho.

Em Itatim, 221km de Salvador, a festa de São João será realizada de 22 a 25 de junho e a grade musical deve contar com sertanejo e forró. Entre os nomes que já foram confirmados para 2017 estão Claudia Leitte, Santana, Tayyrone, Caviar com Rapadura e Mastruz com Leite.

São Luís (MA)

Guia de festas juninas 2017

São Luís tem um charme próprio nesta época do ano, e quem comanda a festa por lá é o tradicional Bumba Meu Boi – um festival marcado por danças e ritmos. As prévias juninas já começaram por lá, mas a festa não acaba até o fim do mês de julho.

Durante esses meses de inverno, grupos chegam do interior para brincar nos arraiais que se espalham pelas ruas históricas do Centro e da Praia Grande. Em junho, os grupos folclóricos saem às ruas para narrar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que mataram. O festival é marcado por danças, ritmos e atividades culturais. Neste ano, estarão ali o Tambor de Crioula, Dança do Lelê e Cacuriá. Entre as comidas típicas, está a torta de camarão e arroz de cuxá.

Mossoró Cidade Junina (RN)

Guia de festas juninas 2017

Localizada a três horas e meia de Natal, a cidade de Mossoró é palco de uma das festas juninas mais tradicionais do Nordeste. Em 2017, a Mossoró Cidade Junina começa no dia 10 de junho com o bloco Pingo da Mêi Dia, com shows todos os dias até o dia primeiro de julho na Estação das Artes. As apresentações, que incluem artistas regionais e nacionais, têm este ano como destaque o cantor Michel Teló.

Outra atração é a apresentação do espetáculo “Chuva de Bala”, encenado em frente à Capela de São Vicente e que conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.

Cidade Junina em Teresina (PI)

Guia de festas juninas 2017

A festa junina tradicional de Teresina vai rolar do dia 10 até 17 de junho no Shopping Rio Potty com festival de quadrilhas, parque de diversões e shows musicais. Em 2017, mais de 200 casais vão celebrar a união num casamento coletivo. A grande novidade para o público segundo a revista Veja é o festival gastronômico Chef Show, com pratos da culinária local.

Recife (PE)

Guia de festas juninas 2017

Um dos eventos mais tradicionais é o São João da Capitá que rola em Olinda. Mais de 40 atrações se apresentarão na cidade cenográfica e na Vila do Forró, e o evento sempre traz grandes atrações nacionais, quadrilhas, feiras de artesanato, comidas típicas e muito mais.

São Paulo (SP)

Guia de festas juninas 2017

São Paulo não é palco das festas de São João mais procuradas do país, mas a cidade também recebe festas interessantes. o Arraial nos Trilhos, por exemplo, vai rolar apenas um dia mas já tem mais de 39 mil interessados em seu evento no Facebook.

A festa acontece dia 17 de junho no trem maria-fumaça de 1922 e o desembarque em uma festa junina com direito à musica ao vivo e comidinhas típicas. Quem quer curtir com as crianças pode se preparar para podem as clássicas brincadeiras: argola, pescaria e tomba-lata. Os adultos podem jogar bingo, enviar um correio elegante e aproveitar a barraca do beijo. O primeiro lote de ingresso custa 20 reais, já incluso o passeio na maria-fumaça. Crianças de até 7 anos não pagam!

A Festa Junina da Portuguesa também é bem famosa e este ano, além das comidinhas típicas das tradicionais festas juninas, os bolinhos de bacalhau e os pastéis de santa clara deixam a celebração com a cara de Portugal. A festança conta também com atrações musicais ao vivo, como Marcos & Belutti e Wesley Safadão. A festa acontece nos dias 5, 11, 12, 18, 25, e 26 de junho!

Rio de Janeiro (RJ)

Guia de festas juninas 2017

As tradicionais festas juninas ganham espaço em todos os fins de semana do mês de junho e há opções para quem gosta de vários tipos de festa. Nesta quinta-feira (dia 8), até a domingo (dia 11), a Praça Santos Dumont, na Gávea, terá arraiá com food trucks e brincadeiras temáticas.

O tradicional Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão, conta com atrações que começam às 18h de sexta (dia 9) e vão até às 23h de domingo (dia 11). O forró do Trio Pé de Serra, aliás, é uma das atrações.

No sábado (dia 10), o Arraiá do Samba, na quadra do Salgueiro, é perfeito quem não abre mão do tradicional ritmo carioca nem nas festas juninas.

O G1 preparou uma lista com a programação completa, e você pode acessar aqui!

Camaquã (RS)

Guia de festas juninas 2017

A cidade gaúcha fica a 130km de Porto Alegre e realiza anualmente em 24 de junho uma grande festa junina. Na data, a programação da cidade conta com shows, barracas de comidas típicas e quadrilhas.

Ao entardecer, entretanto, é quando a festa se torna uma das maiores festas de São João do país. De noite, ocorre a benção do padre, que sempre faz um discurso ou pedido emocionante. Em seguida, a fogueira construída dentro do Rio Camaquã é acendida e se inicia uma queima de fogos às margens das águas. Ela, aliás, é considerada a maior do Brasil e um grande orgulho para quem mora na região.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »