Grandes lutadores de boxe da história do cinema

Rocky IV_

O boxe na história do cinema não se resume apenas a Rocky Balboa, ainda que Sylvester Stallone tenha interpretado o papel de boxeador mais cultuado das telonas. Entre personagens reais e fictícios, o ringue já foi palco para outros grandes filmes do esporte.

Preparamos uma lista com os grandes boxeadores do cinema, figuras que serviram e ainda servem de inspiração para muita gente mesmo que em alguns casos nem tenham existido de verdade.

Jake Lamotta – Touro Indomável (1980)

Jake Lamotta

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Um dos maiores boxeadores das telonas foi interpretado por Robert De Niro e ele realmente existiu. Jake Lamotta, figura central de o “Touro Indomável”, foi um grande lutador norte-americano filho de italianos cuja personalidade raivosa e ciúme ajudaram a destruir suas relações pessoais. O filme é dirigido por Martin Scorsese.

Rocky Balboa – Rocky (1976-2006)

Rocky

Rocky Balboa não existiu de verdade, mas o culto à imagem do personagem é tão grande que parece ter sim vivido entre nós – até os adversários são cultuados, assim como a música “Eye of the Tiger”, do terceiro filme.

O primeiro Rocky, de 1976, lançou Sylverster Stallone para o estrelato. O filme teve ainda cinco sequências, a última de 2006.

Muhammad Ali – Ali (2001)

Ali

Em 2001, Will Smith teve a “fácil” tarefa de interpretar aquele que é considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos: Muhammad Ali.

O filme faz um recorte da vida do lutador de 1964 a 1974, apresentando episódios importantes como sua conversão ao islamismo, a polêmica envolvendo a Guerra do Vietnã e as épicas lutas contra Joe Frazier e principalmente George Foreman.

Rivera – Réquiem para um lutador (1962)

Requiem para um lutador

Adaptado de uma série de televisão, “Réquiem Para Um Lutador”, de 1962, conta a história de Mountain Rivera, um ex-boxeador que é forçado por seu empresário ganancioso e que está cheio de dívidas a mudar para a luta livre de forma humilhante. O filme conta com participação de Muhammad Ali, ainda Cassius Clay à época.

Micky Ward – O Vencedor (2010)

O Vencedor

Em “O Vencedor”, Mark Wahlberg interpreta o personagem fictício Micky Ward, um boxeador bem mais ou menos que sofre com a relação conturbada na família – sua mãe Alice e seu meio-irmão Dicky trabalham com o lutador.

Dicky é um viciado em crack, interpretado (magistralmente) por Christian Bale, que emagreceu muito para poder fazer o papel.

Jimmy Braddock – A Luta Pela Esperança (2005)

Cinderella Man

Um dos filmes mais legais de boxe é “A Luta Pela Esperança”, baseado na história real do boxeador Jimmy Braddock. Aposentado dos ringues, o ex-pugilista tem dificuldades para sustentar a família durante a Grande Depressão norte-americana nos anos 30.

Braddock, interpretado por Russel Crowe, tem a oportunidade de voltar a lutar para levantar uma grana, mas começa a vencer e chega a conquistar o título dos pesos-pesados.

Hurricane Carter – O Furacão (1999)

Hurricane

Outro grande filme biográfico de boxe é “O Furacão”, com Denzel Washington interpretando Rubin “Hurricane” Carter. O boxeador campeão dos médios foi preso por homicídio triplo e o filme trata principalmente do crime e da vida de Carter na prisão.

Alguns especialistas na história e participantes dos julgamentos de Hurricane acusam a película de ter algumas imprecisões na trama.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »