Ficar solteira pode solucionar problemas de estresse nas mulheres, segundo pesquisa

Essa nova pesquisa comprova a importância da cooperação nas tarefas domésticas. Realizada nos Estados Unidos pela Universidade de Michigan, ela mostra que ter um marido cria sete horas adicionais de trabalho doméstico para uma mulher – e o drama piora quando elas têm mais de três filhos. Nesse cenário, a estimativa é que elas passem mais de 28 horas semanais cozinhando e limpando a casa.

A conclusão (bem óbvia, alguém avisa para eles que a gente já tinha reparado nisso aqui no Brasil faz tempo) dos pesquisadores é de que o problema está na má distribuição dos afazeres domésticos entre o casal.

Normalmente, a imagem mais comum é a da mulher tomando conta da cozinha, por exemplo, e das outras responsabilidades domésticas – isso reforça ainda mais a má distribuição dos deveres porque, no subconsciente dos casais analisados na pesquisa, o trabalho de casa é tarefa da mulher: “Os homens tendem a trabalhar mais fora de casa, enquanto as mulheres assumem a maior parte do trabalho doméstico”, diz Frank Stafford, um dos pesquisadores que dirigiu o estudo. “E a situação fica ainda pior para as mulheres quando têm filhos”, concluiu.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para alcançar os resultados apresentados pelo estudo, os pesquisadores avaliaram as atividades diárias dos participantes e questionaram homens e mulheres sobre o tempo que ambos gastavam na cozinha, limpando a casa ou fazendo outros afazeres domésticos.

O resultado? Mulheres jovens e solteiras despendem cerca de 12 horas por semana nessas funções, já as casadas e com mais de 60 anos gastam quase o dobro nos afazeres domésticos.

Por mais que o resultado ainda seja impressionante e demonstre as diferenças abissais que a sociedade impõe entre os gêneros, os pesquisadores afirmam que, no passado, o cenário era pior: na década de 1970, por exemplo, as mulheres realizavam, em média, 26 horas semanais de tarefas domésticas e os homens apenas seis.

Então, homens e mulheres, vocês já sabem: não há problema algum em dividir as funções dentro de casa e isso ainda vai render mais horas para ambos aproveitarem a vida como um casal.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »