Estudo diz que quanto maior seu nível de testosterona, mais você gosta de rock

Estudo diz que quanto maior seu nível de testosterona, mais você gosta de rock

Miles Davis ou Mariah Carey? Sua escolha de gênero musical pode ser influenciada pela quantidade de testosterona no seu corpo. Os níveis desse hormônio sexual foram associados ao gosto musical, fornecendo a primeira evidência de que a preferência musical tem uma base biológica.

A maior parte da pesquisa sobre os gostos da música centrou-se no papel da personalidade de um indivíduo, diz Hirokazu Doi, da Universidade de Nagasaki no Japão: “As pessoas extrovertidas tendem a gostar da música pop, por exemplo”, diz ele.

Mas poderia haver uma explicação biológica para essas preferências? Uma gama de hormônios e substâncias químicas cerebrais poderia desempenhar um papel, mas Doi e sua equipe decidiram colocar a testosterona em primeiro lugar, porque esse hormônio já foi associado a traços de personalidade e é conhecido por afetar regiões cerebrais envolvidas no processamento de experiências gratificantes.

Os cientistas acreditam que a testosterona pode afetar a amígdala – a área do cérebro que controla as emoções e responde a experiências prazerosas: “Acho que a testosterona de alguma forma influencia a função dessas regiões”, disse o cientista Doi.

Dr. Doi e seus colegas analisaram 37 homens e 39 voluntárias – a maioria estudantes – que ouviram cerca de 25 músicas e avalariam o quanto gostavam delas. Os voluntários também deram aos pesquisadores uma amostra de sua saliva para medir a quantidade de testosterona que tinham.

Os cientistas acreditam que os homens com muita testosterona preferem músicas “não sofisticadas” porque esse hormônio leva as pessoas a buscar o domínio que pode levar à rebelião – e todo mundo sabe que rock é sinônimo de revolução, certo?

As pessoas que exibem traços de personalidade rebeldes mostram uma forte preferência pela música rebelde, como o rock pesado, e uma aversão aos gêneros musicais mais clássicos. Dr. Doi diz que os hormônios também podem influenciar outros gostos, como arte e design.

Ele também observa que não há ligação entre testosterona e música nas mulheres voluntárias, talvez porque as mulheres têm níveis significativamente mais baixos desse hormônio.

E aí, curte rock?

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »