Estar acima do peso pode fazer seu cérebro envelhecer até 10 anos

Sobrepeso e doenças do cérebro

Para quem está acima do peso e tem cerca de 40 anos da idade, o envelhecimento do cérebro pode estar mais avançado do que parece. Pelo menos, é o que diz um novo estudo publicado no Journal Neurobiology of Aging e divulgado pelo Huffington Post.

O resultado dos estudos revelaram que indivíduos na meia-idade que estão acima do peso ou obesos têm cérebros significativamente mais “velhos” – isso é perceptível principalmente pela quantidade baixa de substância branca.

De acordo com a autora do estudo, Lisa Ronan, a substância branca pode ser vista como o “metrô do cérebro”, pois permite conexões de longa distancia entre regiões afastadas do cérebro.

Isso permite que o cérebro transmita mensagens de forma rápida e eficiente.

A substância branca começa a diminuir naturalmente por volta dos 40 anos de idade, mas os dados do estudo mostraram uma diminuição bem mais ampla em indivíduos com sobrepeso ou obesidade na mesma faixa etária.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

O estudo incluiu dados baseados na ressonância magnética de 473 pessoas entre 20 e 87 anos. Os pesquisadores da Universidade de Cambridge identificaram diferenças na estrutura cerebral de cada voluntário e descobriram que os obesos e indivíduos acima do peso por volta dos 40 anos tinham um volume significativamente menor de substância branca.

Sobrepeso e doenças do cérebro

Lisa Ronan explica: “descobrimos que essa diferença do volume corresponde a um aumento de 10 anos no cérebro dos voluntários que estão acima do peso”.

Paul Fletcher, também autor do estudo, acrescentou: “O fato de que só enxergamos essas diferenças nos indivíduos com cerca de 40 anos aumenta a possibilidade de que nós somos mais vulneráveis nessa idade. Mas, agora, também precisamos descobrir se essas alterações podem ser reversíveis com a perda de peso!”.

O impacto desse envelhecimento do cérebro na rotina de quem está acima do peso ainda não é tão claro. Mas os pesquisadores alertam que a redução da substância branca no cérebro pode aumentar o risco dos indivíduos que estão acima do peso desenvolverem transtornos neurológicos.

“Estar acima do peso pode aumentar o risco de desenvolver doenças relacionadas a degradação neurológica, como Alzheimer ou demência”, conclui Lisa Ronan.

Enquanto os cientistas trabalham em estudos subjacentes, vale o recado de sempre: cuide da sua saúde, faça atividade física e se alimente bem.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »