Dicas de física e química que vão te salvar na hora de lavar a roupa

Dicas de física e química que vão te salvar na hora de lavar a roupa

Você mora sozinho ou acabou de se casar e está sofrendo na hora de lavar suas roupas? Marinheiro de primeira viagem sofre mesmo, mas ainda bem que os conceitos de física e química existem para nos ajudar a sobreviver nesse tipo de situação.

A lavagem das roupas é uma questão de ciência, e todos são processos dela são físicos ou químicos, então, se liga nessas dicas pra ganhar tempo e garantir que a sua roupa vai ficar bem lavada.

E se você ainda não é responsável pela lavagem mas curte essas matérias, também vai se interessar por essas curiosidades:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

É física pura

Dicas de física e química que vão te salvar na hora de lavar a roupa

A mecânica é fundamental pra garantir a limpeza da roupa, não adianta misturar água e sabão em um balde de água se você não fizer os movimentos necessários pra limpar a peça. É o esfrega-esfrega faz com que as partículas se soltem das fibras do tecido.

Sabe aquela batida louca da máquina de lavar? Silmar Travain, professor do departamento de física e química da Unesp de Guaratinguetá, explicou como ela funciona e qual sua importância em uma entrevista para o portal Uol: “Essa batida abre o poro das roupas e possibilita a entrada da água com o sabão”.

Truque para aprimorar a lavagem

Dicas de física e química que vão te salvar na hora de lavar a roupa

Para melhorar o processo anterior, coloque algumas bolinhas, como as de tênis, dentro da máquina durante a lavagem. “As bolinhas ajudam a separar os corpos para que eles não fiquem embutidos no meio das mais pesadas”, explica Travain.

Dessa forma, as peças são lavadas separadamente e com mais eficiência porque acontece um maior contato entre a água e as roupas.

Quanto mais sabão melhor?

Dicas de física e química que vão te salvar na hora de lavar a roupa

O sabão é fundamental na hora da limpeza porque, para a água arrastar a sujeira, a interação entre as moléculas de água, assim como a interação entre as partículas que compõe a sujeira, precisam ser rompidas.

O sabão é a ponte entre a água e a sujeira: a parte apolar do sabão, hidrofóbica, interage com a sujeira, e a parte polar, a hidrofílica, faz o mesmo com a água.

Porém, isso não quer dizer que quanto mais sabão você colocar, mais limpa a sua roupa vai ficar

É preciso colocar a quantidade suficiente para fazer a reação química com a sujeira das roupas, mas muito sabão vai exigir mais água para o enxágue.

Se ficar sabão nas fibras do tecido, a roupa vai ficar dura depois de seca. Isso é um problema ainda maior para os alérgicos a sabão em pó. Mas então como saber quanto usar?

As máquinas de lavar roupa mais modernas indicam a quantidade exata de sabão que deve ser colocada em cada tipo de lavagem. Mas Carlos Eduardo Sousa, da Whirpool, explica: “A quantidade de sabão se relaciona com o volume de água que é despejado pela máquina no processo de lavagem”.

Para os alérgicos, há máquinas modernas com enxágues extras para retirar totalmente a química das roupas, a função é chamada “antialérgica”.

Vinagre e bicarbonato de sódio para tirar manchas

Dicas de física e química que vão te salvar na hora de lavar a roupa

Esses dois produtos realmente tiram manchas, mas não todas.

O vinagre tem em sua composição o ácido acético, que consegue remover manchas que são de meio básico. Pinheiro, em entrevista para o Uol, explica: “O ácido vai reagir as bases presentes em manchas como, por exemplo, as de leite ou de leite de magnésia”.

Para conseguir remover, é preciso espirrar vinagre sobre mancha, deixar que ele aja no tecido por alguns minutos e depois esfregar com uma escova macia.

Já o bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, e além de atuar como desodorizante, também serve para tirar o encardido das roupas.

Isso acontece pelo seu poder de quebra da tensão superficial da água, ou seja, de ruptura da “membrana” que envolve as moléculas dela. “Esta quebra vai possibilitar a entrada da água no tecido. Esta limpeza interna se dá muito mais pela ação mecânica da água”.

Aquelas manchas amarelas de tecidos antigos também podem ser eliminadas. A dica é ferver a roupa em uma panela com uma solução com uma pitada de sal de cozinha – ele é um composto iônico e tem atuação complementar ao bicarbonato neste processo – e uma colher de bicarbonato de sódio.

Como o amaciante funciona

Dicas de física e química que podem salvar a sua rotina em casa

Por fim, o amaciante também é um grande aliado. Ele expande as fibras do tecido e dá um aspecto macio para a sua roupa – isso acontece porque ele é um aditivo que interage com as partículas do tecido e gera esse processo de expansão.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »