Dicas de cuidado com o seu pênis

Não é porque o seu pênis está para fora do corpo que você pode vacilar na hora de cuidar dele.

A falta de higiene pode causar uma dezena de problemas sérios: infecções, risco de surgimento de câncer – que, aliás, pode levar à amputação do pênis em casos extremos e até à morte – inflamações, coceira, ardor, dor, secreções e, é claro, um mal cheiro extremo por causa da proliferação de bactérias e fungos.

Ainda não se convenceu da importância de lavar bem o seu colega? Então, joga no Google as palavras “doenças + pênis” e corra de volta para ver o vídeo especial que fizemos e ler esta matéria.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Convencido? Bem, então é hora de aprender a cuidar do seu pênis e descobrir o que você anda fazendo de errado:

Cuidados na hora de ir ao banheiro

Amigo, você precisa enxugar o seu pênis depois de fazer xixi, tá bom? Aquela chacoalhada básica pode parecer algo extremamente masculino e até ser encarado como postura de macho mas, olha só, estamos em 2016: você prefere continuar alimentando esse pensamento retrógrado ou manter seu pênis saudável e sempre pronto para ser usado?

Se você não enxugar o pênis depois de urinar, a região fica úmida e fica suscetível à proliferação de fungos.

Na hora de encarar o mictório, temos outra dica importante: lave as mãos antes de pegar no seu pênis. o urologista Marcos Arap, do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, garante que é importante fazer isso para não levar bactérias à região peniana e, assim, evitar infecção por alguma DST.

No banho

Quando for tomar banho, você precisa dedicar uma atenção especial ao seu pênis. Não adianta apenas deixar a água cair, e pronto. Para limpar direito – e evitar o mau cheiro, infecções e até o câncer – você tem que retrair o prepúcio, aquela pele que cobre a glande, e lavar em volta dela com sabonete para tirar todo o esmegma – a secreção branca repleta de células epiteliais descamadas, óleos e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis – que fica acumulada por ali.

Lave, da mesma forma, os testículos, a virilha e o ânus.

Se você não operou a fimose, redobre o cuidado porque o prepúcio estreito facilita o acumulo de sujeiras. Como, nesses casos, é mais comum sentir uma irritação na área, a dica é usar um sabonete íntimo com pH fisiológico (entre 5 e 6). Sem frescura, cara. A gente está falando sério.

Depois do sexo

Tente fazer xixi depois que transar e também lave o pênis. Se você usou camisinha – o que é a sua obrigação, por favor – isso vai ajudar a tirar o lubrificante que fica misturado ao sêmen.

Se você não usou proteção – o que a gente não recomenda, mas vamos acreditar que você deixou a camisinha de lado por estar em um relacionamento monogâmico livre de traições e cujos exames são realizados regularmente, também é essencial lavar o pênis para remover o resíduo de esperma misturado às secreções vaginais.

Essa lavagem pode diminuir a probabilidade de infecção, segundo o urologista Rogério Simonetti, mas, mesmo assim, a camisinha é a única maneira de se proteger contra DSTs.

Preciso aparar os pelos?

Olha, cada um tem o seu gosto e preferência. Alguns especialistas dizem que não há necessidade de depilar a região, mas todos são unânimes em falar da importância de, pelo menos, aparar os pelos lá debaixo.

Segundo o urologista Marcos Arap, a depilação pode aumentar a chance de inflamação cutânea e até causar foliculite (uma inflamação dos folículos capilares).

Qual tipo de cueca usar

Se você usar calças e cuecas muito apertadas, pode irritar a região mesmo se não escolher depilar.

Invista no uso de cuecas mais soltas, tipo samba-canção, para facilitar a circulação de ar e evitar o aumento da umidade no pênis.

Na hora de comprar, escolha cuecas de algodão porque os tecidos sintéticos aumentam a transpiração da pele e jamais, nunca, em hipótese alguma vista uma cueca molhada. Isso é um parque de diversão para os fungos.

Se você for na piscina ou na praia, por exemplo, e depois quiser ficar o dia todo com a sunga, é melhor trocar por uma seca quando sair da água.

Depois de ir no banheiro

Quando fizer o número 2 e estiver em casa, tome um banho em vez de se limpar apenas com o papel. Além de garantir que os pelos não vão ficar sujos ao longo do dia, você evita que qualquer contaminação desça para o seu pênis.

Se você estiver fora de casa, tente usar lenços umedecidos para limpar o ânus em vez de usar papel higiênico. Depois, é lógico, passe o papel normal para secar a região, mas é interessante usar o lenço umedecido porque eles limpam melhor e mais rápido.

Exagerar nas passadas de papel higiênico pode, inclusive, causar uma fissura anal bem desagradável, sangramento e até hemorroidas.

Por fim, é bom lembrar: antes de transar, dê uma lavada no seu pênis na pia do banheiro ou com um lenço umedecido. Sua saúde – e a saúde da garota que vai para a cama com você, é claro – agradece.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »