Dá pra continuar amigo da ex namorada?

Vamos ser realistas. Nem todo mundo consegue seguir uma amizade com a ex namorada depois do término e, muitas vezes, a construção dessa amizade é complicada porque algum dos dois ainda nutre sentimentos ou não superou o relacionamento.

Mesmo quando o termino foi mútuo e quando ambos concordaram em dar um fim, ainda é difícil transformar o amor e a paixão em amizade – por mais que essa seja uma atitude saudável.

Hoje, vamos tentar responder se é possível seguir uma amizade com uma ex namorada sem que algum dos dois se machuque.

Foi você quem terminou

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Pode até parecer mais fácil encarar uma amizade com a ex quando você foi quem terminou o relacionamento. Mas nem sempre as coisas são assim tão simples: se você terminou o namoro e a sua ex segue gostando de você, é melhor se afastar e não dar falsas esperanças para ela.

Além de ser cruel tentar se aproximar dela e forçar a amizade sabendo que ela ainda nutre sentimentos por você, é uma atitude egoísta. Então, espere um tempo. Se a amizade for surgir, ela surgirá naturalmente e em um momento em que ambos estejam prontos para isso.

Espere que ela te procure, se for o caso. Talvez leve um tempo para ela ficar pronta.

Foi ela quem terminou

Ao contrário da situação anterior, você provavelmente ainda gosta dela ou mantém sentimentos fortes sobre o relacionamento. Seu subconsciente pode estar pregando peças em você e implorando para que você fique ao lado da ex namorada mesmo que seja como um amigo. Então, não deixe que ele te engane!

Você pode se machucar se quiser manter a amizade quando, na verdade, gostaria de estar beijando a sua ex e se declarando para ela. Espere um tempo, deixe que seus sentimentos mudem e se acostumem com a ideia de que vocês não são mais namorados e que, provavelmente, essa amizade que você quer manter não vai se transformar novamente em amor.

O tempo do relacionamento importa?

Existe aquela ideia de que, quando o namoro foi curto, é mais fácil seguir amigo da ex namorada. Isso nem sempre é verdade! Muitos sentimentos se intensificam em relacionamentos que duraram menos tempo.

Normalmente, a perspectiva de tudo o que ambos poderiam viver é bem mais ampla e significativa. Quando um namoro ou casamento dura bastante tempo, é mais comum que os sentimentos se transformem e a paixão e urgência inicial vire, naturalmente, uma amizade.

Por isso, a duração do relacionamento nem sempre define a possibilidade de uma amizade posterior.

Quer tentar uma amizade? Então, seja honesto em seu objetivo

Se o término foi tranquilo ou se ambos estão cientes que a separação foi a melhor opção, talvez seja mais fácil embarcar em uma amizade. Mas tenha em mente o seu objetivo com a construção dessa nova relação!

Seja honesto com você mesmo: você quer ser amigo dela para tentar conquistá-la novamente, ou quer ser amigo porque realmente sente falta da sua ex namorada como pessoa, e não como parceira amorosa?

Se você for honesto, vai ser muito mais fácil embarcar em uma amizade sem segundas intenções. Por outro lado, se você for desonesto com você mesmo, pode manter uma amizade pelos motivos errados e acabar machucando a sua ex namorada e você mesmo quando ela não retribuir seus sentimentos ou se envolver com outra pessoa.

Então, tenha em mente o real motivo para a reaproximação e, se seu objetivo for reconquistá-la, é melhor deixar a ideia de amizade de lado.

Muitos casais conseguem manter uma amizade depois do fim de um namoro ou casamento, principalmente quando ambos deixam bem claro tudo o que os incomodou durante o relacionamento e conseguem solucionar os problemas e pontas soltas do namoro.

O pior obstáculo para uma amizade com a ex é a sensação de que algo está inacabado ou a ideia de que existe alguma coisa por resolver.

Quando você honestamente consegue entender e deixar claro as razões pelo fim do namoro e os motivos pelos quais é melhor estar separado, seguir uma amizade fica muito mais fácil.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »