Conhece a Legião Estrangeira?

1118866587

“Os legionários são sempre os primeiros a chegar e os últimos a sair.”

Criada em 1831, a Legião Francesa tinha inicialmente como objetivo defender os interesses franceses contra os países que ameaçavam as colônias francesas na África, bem como evitar rebeliões de independência nestas regiões.

Foi o rei Luís Filipe I da França quem transformou a Legião Francesa, em 10 de março de 1831, na então conhecida Legião Estrangeira. A partir de então, passou a reunir diversas tropas estrangeiras no Exército da França, entre ele suíços, alemães, espanhóis, italianos, belgas polacos e portugueses.

Em 1832 deu-se o batismo de fogo, quando a Legião Estrangeira entrou em ação na Argélia, iniciando as operações militares do grupo, a Legião enfrentou os homens argelinos que lutavam pela liberdade do país.

Desde então outros conflitos exigiram a presença da Legião Estrangeira Francesa, como a Guerra da Criméia (1853-1856), a campanha da Itália (1859), a campanha do México (1863-1866), a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), Guerra do Vietnã (1954) e mais recentemente Kosovo (1999), Guerra do Golfo (1991), Afeganistão (2001) e Iraque (2003).

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para participar da Legião Estrangeira Francesa o candidato precisa ser homem; ter entre dezessete e quarenta anos, ser solteiro e alfabetizado. Qualquer nacionalidade, religião e raça é aceita. Se for aprovado, o soldado assina um contrato de cinco anos e começa com um salário em torno de 1 000 euros – cerca de 2 700 reais.

Código de honra do Legionário:

MALI-FRANCE-CONFLICT

  1. Legionário, tu és um voluntário, servindo a França com honra e lealdade.
  2. Cada legionário é teu irmão de arma seja qual for a sua nacionalidade, a sua raça, a sua religião. Tu manifestas sempre a estreita solidariedade que deve unir os membros de uma mesma família.
  3. Respeitador das tradições, fiel aos teus chefes, a disciplina e camaradagem são a tua força, o valor e a lealdade tuas virtudes.
  4. Fiel ao teu estado de legionário, tu o mostras na tua farda sempre elegante, teu comportamento sempre digno mas modesto, teu aquartelamento sempre limpo.
  5. Soldado de elite, tu treinas com rigor, cuida da tua arma como o teu bem mais precioso, cuida permanentemente da tua forma física.
  6. A missão é sagrada. Tu a executas até ao fim, a qualquer preço e até o último homem.
  7. No combate, tu ages sem paixão e sem ódio, tu respeitas os inimigos vencidos, nunca abandonas nem os teus mortos, nem os teus feridos, nem as tuas armas.

100710_f_018

Aquela lenda de que na Legião cada homem pode começar a vida de novo, é verdadeira. A corporação permite que os soldados se alistem com um nome falso, é a chamada “identidade declarada”. Por isso que muita gente pensa que a Legião aceita um monte de bandidos, assassinos, e demais escórias fugidos de seus países por causa de problemas com a lei. Isso até aconteceu no passado, mas hoje o processo de admissão é muito rigoroso, a cada 10 candidatos 8 são reprovados.

Ficou interessado? É bom pensar mil vezes antes de embarcar nessa. Em entrevista, o o brasileiro, Maurício Arruda Preuss, que serviu na Legião de 1987 a 1992, explica um pouco o que rolou por lá: “Eu tive muita sorte de sair inteiro da Legião Estrangeira. Se você quer ter algum tipo de experiência militar, primeiro tente a carreira no Brasil. Se depois disso aquela voz ainda quiser te mandar para a Legião, vá a um psiquiatra [risos]! E se nem ele conseguir calar aquela voz, bon voyage!”

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »