Como ser solteiro pode realmente melhorar a sua saúde

“Tenho 63 anos e, por toda a minha vida eu estive solteira. Eu nunca quis me casar. Estar solteira foi o meu ‘viver feliz para sempre'”, revela Bella DePaulo, uma psicólogo da Universidade da Califórnia, que concentra seus estudos sobre seus pares, em um TEDx Talk.

+ 8 Razões para casar e 8 motivos para ficar solteiro 

DePaulo estudou pessoas solteiras assim como ela por mais de uma década, e suas descobertas sugerem que este estado civil oferece uma série de benefícios, do psicológico ao físico.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

“As crenças de que as pessoas solteiras são tristes, solitárias e sem amor, e não querem mais do que se tornar isoladas são apenas mitos”, escreveu DePaulo no seu site PsychCentral, em 2013.

Em 2016, ela se debruçou em cima de 800 estudos de pessoas solteiras e casadas e descobriu que não só o seu próprio trabalho, mas outras pesquisas sugerem que ser solteiro pode proporcionar muitos benefícios tangíveis para a saúde, do psicológico ao físico.

Confira abaixo os principais que elencamos

Os solteiros tem um círculo social muito maior que os casados

Se você acha que os casados que têm amigos, melhor repensar. Em 2015, os cientistas sociais Natalia Sarkisian e Naomi Gerstel exploraram como os laços com parentes, vizinhos e amigos variaram entre adultos americanos casados e solteiros.

Descobriram que os solteiros não só tinham um círculo de relacionamento maior do que os casados, como fornecem e recebem muito mais ajuda dessas pessoas do que seus pares casados. Seus resultados permaneceram estáveis, mesmo quando levaram em conta fatores como raça, gênero e níveis de renda.

Simplificando, “ser solteiro aumenta as conexões sociais de mulheres e homens”, escreveu Sarkisian e Gerstel em seu artigo. Parece que os casados acabam se isolando e ficando muito mais seletivo na escolha dos amigos.

Os solteiros estão mais em forma e praticam mais atividade física

Existe uma certa verdade na ideia de que as pessoas casadas acabam relaxando o físico.

Depois de pesquisar mais de 13 mil homens e mulheres entre 18 e 64 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que estavam solteiros e que nunca tinham se casado faziam com mais frequência atividades físicas em comparação com seus pares casados ou divorciados.

E um estudo de 2015 na revista Social Science and Medicine, que comparou índices de massa corporal para cerca de 4.500 pessoas em nove países europeus, descobriu que homens e mulheres solteiros tinham IMCs ligeiramente mais baixos, em média, do que homens e mulheres casados. No geral, os casais também pesavam aproximadamente cinco quilos, em média, mais do que os solteiros.

Solteiros têm um melhor desenvolvimento social

Uma análise dos dados da National Survey of Families and Households comparou mais de 1.000 pessoas que sempre estiveram solteiras com cerca de 3.000 pessoas que estavam continuamente casadas desde 1998 e descobriu que as pessoas solteiras tinham maior probabilidade aprender e estudar mais, conquistando um crescimento pessoal do que as pessoas casadas – pelo menos quando se tratava de como eles responderam as duas perguntas seguintes.

Em comparação com as pessoas casadas na amostra, os solteiros eram muito mais propensos a dizer que concordavam com as declarações:

Para mim, a vida tem sido um processo contínuo de aprendizado, mudança e crescimento.
Penso que é importante ter novas experiências que desafiem a forma como você pensa sobre si mesmo e sobre o mundo.

Pessoas solteiras têm mais tempo para ser mais produtivo e se conhecer melhor

De acordo com a psicoterapeuta Amy Morin, a solidão pode ter uma série de benefícios para sua saúde mental. Também pode ajudá-lo a ser mais produtivo e mais criativo.

“O tempo sozinho não precisa ser solitário”, disse Morin ao Business Insider em 2015 . “Pode ser a chave para se conhecer melhor”.

De fato, a pesquisa por outros psicólogos relacionou a solidão (em contraste com a solitário) com tudo, desde um senso de liberdade aumentado até níveis mais altos de criatividade e intimidade.

Resumindo, existem benefícios na vida tanto do casado como solteiro. O mais importante antes de mudar o estado civil, é fazer a escolha consciente e e seguro que seu bem-estar e felicidade só depende de você, independente do estado civil!

Fonte: IFL Science

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »