Como melhorar seu vocabulário e impressionar em qualquer conversa

Como melhorar seu vocabulário

Ser considerado alguém que fala bem é consequência de várias outras habilidades: conseguir construir um discurso envolvente, entender o perfil do ouvinte e, consequentemente, descobrir qual é o melhor vocabulário para usar, saber ouvir para, então, conseguir ser compreendido, enfim, são inúmeras as características que criam um bom comunicador.

+ Como falar bem (e escutar melhor)
+ 6 livros com dicas para falar melhor

Falar bem é uma das chaves para abrir portas na carreira e na vida pessoal e, para conquistá-la, nós temos algumas dicas.

Uma das mais importantes – e que será o tema principal deste texto – é ampliar o seu vocabulário.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Como melhorar seu vocabulário

A forma mais simples e óbvia para isso é aprender palavras novas regularmente. Mas como criar esse hábito para ter um resultado eficaz e rápido?

Leia, leia e leia

Quanto mais você ler, mais palavras aprenderá, afinal, você não vai estar apenas vendo uma palavra e lendo o seu significado; você vai estar lendo uma palavra nova dentro de um contexto.

Ou seja, seu cérebro realmente vai entender como usar essa palavra e você dificilmente vai esquecê-la. Não é preciso se apegar apenas aos livros, leia tudo: textos na internet, revistas, notícias e bulas de remédio.

Mantenha um dicionário por perto

Como melhorar seu vocabulário

A internet facilitou a nossa vida e disponibiliza vários dicionários de forma gratuita, mas a praticidade de ter um dicionário físico ao seu lado é indispensável.

Afinal, você pode se esquecer de abrir o dicionário na internet, mas ter um ao lado vai transformar essa atitude em um hábito e seu cérebro vai memorizar as palavras com maior facilidade e fluidez.

Quando você se deparar com uma palavra que não conhece, o simples gesto de folhear o dicionário até achar o significado da palavra vai te fazer memorizá-la com maior facilidade.

Mantenha um diário

Anotar diariamente as novas palavras que você aprendeu é importante para fixá-las na sua mente. Desse jeito, você também pode consultá-las sempre que quiser e também se sentir incentivado para aprender cada vez mais.

Tente aprender uma palavra nova todos os dias

Crie o seu método e o siga diariamente. Ao ler uma notícia, um capítulo de um romance ou uma crônica na internet, procure palavras desconhecidas e anote seus significados no seu diário.

Volte para suas raízes

Como melhorar seu vocabulário

Você sabia que uma das ferramentas mais poderosas para melhorar o vocabulário é estudando uma língua antiga? Quando você estuda latim ou grego, por exemplo, se depara com a etimologia de várias palavras que usamos até hoje e também entende a composição delas através da origem dos prefixos e sufixos, por exemplo, frutos dessas línguas. Quando você estudar – e pode fazer isso através de aplicativos gratuitos, também vai estar aprendendo a origem de várias palavras em inglês e espanhol, por exemplo.

Jogue

Alguns jogos de palavras podem te desafiar e ampliar o seu vocabulário de um jeito divertido – e, consequentemente, mais eficaz. O Letrix, por exemplo, é um ótimo jogo (disponível para Android e iOS) que combina Tetris e Palavras Cruzadas em uma dinâmica bem interessante.

Converse

O simples e rotineiro hábito de conversar pode te ajudar a descobrir palavras novas. Mas não se esqueça: quando aprender alguma palavra diferente, não se esqueça de anotá-la depois para treinar o seu cérebro.

Escreva mais

Como melhorar seu vocabulário

No computador ou no papel, o importante é treinar a construção de frases e utilizar as novas palavras que você aprendeu na última semana ou no dia. Isso vai te ajudar a construir conversas mais ricas, pode ter certeza.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »