Como fazer para amenizar o ronco

Snorlax

O ronco é um problema que afeta muitos homens, além de afetar também todas as pessoas que estão ao redor daqueles que roncam. Esse ronco alto e incômodo (aos outros) pode ser o sinal de uma patologia mais grave, como por exemplo a apneia (fechamento das vias nasais durante períodos do sono).

Existem alguns hábitos que agravam o problema e não ajudam nada no tratamento. Saiba o que você pode fazer para amenizar o ronco no dia a dia e lembre-se: se você ronca muito, procure um especialista para investigar essa questão profundamente.

Dê uma segurada no álcool

drinking

O álcool relaxa o músculo da faringe, que naturalmente já fica mais relaxado durante a noite. Esse relaxamento muscular dificulta a passagem do ar porque estreita os canais, fazendo com que o barulho do ronco aumente bastante.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Relaxantes musculares: evite

Mature older man holding tablet or pill with water

O efeito é parecido ao do álcool. Com a ingestão de relaxantes musculares, a musculatura afrouxa exageradamente e isso faz com que você praticamente grite enquanto ronca, de tão alto.

Cigarro prejudica

wallpaper-smoking-man

O tabagismo também é um hábito que influencia diretamente no som e na frequência do seu ronco. O cigarro irrita a faringe e pode provocar inchaço na região, dificultando a circulação de ar. A combinação cigarro + bebida alcoólica, então…

Ganho de peso e obesidade

Homens com quilinhos a mais também podem se preocupar com o estilo na hora de se vestir

O acúmulo de gordura fica sempre mais evidente na barriga, mas o pescoço também engorda junto. Essa deposição de gordura na região aumenta a obstrução da faringe. Isso, somado alguns aspectos como amídalas grandes, relaxamento exagerado da musculatura e respiração bucal, pode potencializar demais o ronco.

Não durma de barriga pra cima

man-sleeping-on-couch-with-mouth-open

Dormir de barriga para cima favorece a manifestação do ronco porque, com essa posição, a tendência é que você abra a boca e seu queixo dê uma recuada, pressionando a faringe. Isso resulta no estreitamento dela e na vibração dos tecidos, o que facilita o ronco. Procure dormir de lado ou de bruços.

Cuide da rinite e outras patologias

rinite-vasomotoria

Rinite alérgica, desvio de septo, pólipo nasal, amídalas e adenoides grandes… Todos esses fatores contribuem para obstruções crônicas no nariz. Esses tipos de problema podem desencadear na respiração bucal e em outras situações que pioram o ronco.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »