Coisas que afetam a qualidade do esperma (para o bem e para o mal)

qualidade-do-esperma

Recentemente, saiu um estudo dizendo que comer nozes aumenta a qualidade do esperma humano. Lendo mais sobre o assunto descobri que entre  30% e 50% dos casos de problemas de fertilidade podem ser atribuídos aos homens. Mais assustador ainda é que qualidade do sêmen diminuiu em países industrializados por causa da poluição, maus hábitos e dietas desregradas.

Mas parece que este estudo sobre a relação entre as nozes e o esperma (eu não consigo ler isso sem achar um pouco de graça) não é o único que existe por ai. Veja uma lista de coisas que afetam a qualidade do esperma humano, seja para melhor ou para pior.

Coisas que melhoram a qualidade do espermaborat

Nozes – Depois de um estudo com 117 jovens, foi comprovado que comer 75 gramas de nozes por dia melhora a vitalidade, a mobilidade e a morfologia dos espermatozoides. Uma ressalva é que o estudo foi feito pela Comissão de Nozes da Califórnia.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Folhas Verdes – Este estudo de 2008 mostra que o folato, uma das vitaminas do complexo B, pode diminuir o número de espermatozoides com número de cromossomos errados, além de proteger o feto de defeitos de nascença.

Maca, a planta peruana – O estudo feito com a planta sagrada dos incas provou que o consumo diário do vegetal o volume do esperma por ejaculação, o número de espermatozoides e sua mobilidade.

Coisas que pioram a qualidade do esperma
bush triste 

Stress – Pesquisadores descobriram que pessoas estressadas tendem a produzir um número menor de espermatozoides saudáveis. Mas a parte boa é que a qualidade destes pode voltar ao normal após começar a fazer sessões de terapia.

Antidepressivos – Um estudo mostrou que o uso de medicamentos cujo mecanismo de ação envolve a inibição seletiva da recaptação de serotonina diminuem a qualidade do sêmen e danificam a estrutura de DNA dos espermatozoides.

Cuecas apertadas – Algumas pessoas dizem que a maconha faz mal para a qualidade dos espermatozoides, mas um estudo não só provou que essa informação está errada, como que usar uma cueca apertada é muito mais perigoso diminuindo a qualidade do esperma produzido pelos homens.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »