11 Benefícios da música para sua saúde

1652404 (2)

Música é muito mais do que alguns versos em cima de um acorde. Ela é uma forma de aliviar um pouco o dia a dia. Acredite: existem diversas pesquisas que comprovam que a música não só faz bem para a alma, como também para o organismo. Com ela, você pode lidar melhor com os mais diferentes problemas como stress, depressão e, até mesmo, apetite desregulado.

Pensando nisso o site norte-americano The Greatist reuniu algumas pesquisas que compravam cientificamente que a música pode melhor quase tudo na vida. Confira os motivos abaixo:

Aliviar a dor

wearing-headphones

Um estudo alemão comprovou que a música pode reduzir a nossa percepção da dor. Os efeitos costumam ser maiores em tratamentos com pacientes idosos ou em medicina paliativa com pacientes terminais.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Melhorar a performance na corrida

Segundo a Sociedade de Americana de Fisiologia, escutar uma música acelerada enquanto você corre pode te ajudar a correr mais rápido, aumentar sua motivação e ainda melhorar sua resistência. Tudo isso porque quando nos focamos em um disco que gostamos muito, podemos nos distrair e correr um ou dois quilômetros a mais.

Melhorar a qualidade do sono

51a47ed4b0e8512373

Segundo o Insituto do Comportamento de Budapeste, música clássica pode ajudar a tratar a insônia, sendo uma alternativa mais segura e barata para remédios para dormir. Mas nada de ouvir heavy metal para tentar pegar no sono.

Te ajudar a comer menos

Um estudo da Universidade de Medicina de Cincinnati comprovou que ouvir uma música calma durante uma refeição te ajuda a comer mais devagar e, consequentemente, comer menos. Uma boa para quem está de dieta.

Reduzir o stress

headphones-woman

Ouvir música pode aliviar o stress. Uma boa canção ativa uma série de mecanismos do nosso corpo que reduzem a tensão e nos dá a sensação de calma. Pelo menos é o que diz o Departamento de Saúde de Parma.

Aliviar os sintomas da depressão

Uma pesquisa da Universidade de Medicina da Alemanha provou que, se você estiver se sentindo triste, música pode ajudar a elevar sua moral. Entre os gêneros que mais animam estão as músicas clássicas e de meditação. Entre as que mais deprimem estão o heavy metal e a música eletrônica.

Ajudar a se dar melhor em atividade sob grande pressão

Universidade de Middlesex provou que jogadores de basquete que estão sobre muita pressão tendem a jogar melhor após ouvir uma música com uma boa batida e letras bacanas.

Reduz ansiedade

Girl-Sunglasses-Headphones-768x1366

Uma canção pode ter o mesmo efeito contra a ansiedade do que uma sessão de massagem. É o que diz o grupo de pesquisa da Saúde em Seattle. Aliás, o estudo provou que se você ouvir uma música calma na massagista, a sensação de alívio será duas vezes maior.

Melhorar o astral no trânsito

Ouvir música enquanto você dirige também pode te ajudar a ficar de bom humor frente ao trânsito do dia a dia, segundo o Laboratório de Pesquisas da Holanda.

Ajudar pacientes com câncer

Universidade do Texas provou que a música pode ajudar a pacientes com câncer a comunicar seus sentimentos, lidar com o stress e aliviar a dor e desconforto. Ela também pode ajuda-los a reduzir ansiedade e melhorar a qualidade de vida.

Ajudar pacientes que tiveram enfarte

Pesquisadores do Instituto do Comportamento de Helsinki colocaram pacientes que tiveram enfarte para ouvir duas horas de música por dia. Após o estudo, os enfermos tiveram um aumento de memória e atenção, além de ficarem mais bem-humorados do que os outros que não tinham ouvido música.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »