Arrumar a cama de manhã pode ser péssimo para a sua saúde

Arrumar a cama de manhã pode ser péssimo para a sua saúde

Quantas vezes você já gritou pela casa para os seus filhos arrumarem a cama? E quantas vezes você, na sua adolescência, já não ouviu seus pais dizendo que você não ia sair de casa se não esticasse os lençóis?

Pois a ciência tem uma péssima – ou boa, depende do ponto de vista – notícia: arrumar a cama de manhã pode ser prejudicial para a sua saúde.

Um artigo publicado na Science Alert aponta que você sempre teve razão quando reclamou e que seus filhos estão certos em resmungar.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Deixar todos os lençóis e cobertores bagunçados é uma estratégia para matar diversos ácaros que ficam correndo livres e soltos pela sua cama.

Em média, uma cama pode ser a casa de 1,5 milhões desses insetos microscópicos. Eles se alimentam de escamas da pele humana e, por isso, curtem viver nos nossos travesseiros e colchão.

Os alérgenos – substâncias que desencadeiam uma reação alérgica – produzidos pelos ácaros são, na verdade, as fezes deles e as principais causas de doenças como asma.

Essa contaminação acontece quando a gente se mexe na cama e ficamos suados durante a noite. Mas se você puxar os lençóis para cima e fizer a cama logo na manhã do dia seguinte, os ácaros vão ficar presos na parte de baixo junto com o seu suor apenas esperando você deitar de noite.

Arrumar a cama de manhã pode ser péssimo para a sua saúde

Porém, se você não fizer isso de manhã, os ácaros, o suor e todas as impurezas serão expostos à luz: “A gente sabe que os ácaros só podem sobreviver tomando água da atmosfera usando pequenas glândulas do lado de fora de seu corpo”, explicou o engenheiro Stephen Pretlove, da Escola de Arquitetura da Universidade de Kingston, em entrevista para a BBC. “Algo tão simples como deixar a cama bagunçada durante o dia pode remover a umidade dos lençóis e do colchão e fazer os ácaros desidratarem e, eventualmente, morrerem”.

Por quê? Os ácaros precisam de calor e umidade para sobreviver. Então, uma cama bagunçada costuma ser mais fria e seca do que uma cama toda arrumadinha, o que mata os bichos por desidratação.

Ou seja: a recomendação dos especialistas é deixar a cama toda bagunçada ao longo do dia e só arrumá-la quando voltar para a casa.

Dessa forma, a maioria dos ácaros já terá morrido.

Curtiu? Só não exagere na bagunça porque excesso de desorganização e sujeira também atraem microrganismos prejudiciais para a saúde. Deixar a cama bagunçada ao longo do dia não quer dizer que você deve parar de trocar os lençóis com frequência.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »