Aprenda com o Poderoso Chefão

No dia 15 de março de 1972, o Poderoso Chefão estreava em Nova York. O filme de mais de três horas, sombrio escuro e totalmente fora dos padrões hollywoodianos, era desacreditado até pelo seu diretor, o até então inexperiente Francis Ford Coppola. Apesar de muitas negativas e portas na cara, o longa ganhou 10 indicações ao Oscar, venceu em três categorias – Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando, visto naquele momento como ator acabado) e Melhor Roteiro Adaptado.

Marlon Brando no papel de Don Corleone

Além disso, a película entrou para a história como um dos filmes mais vistos nos EUA. Com um orçamento de US$ 6 milhões, o filme arrecadou mais de US$ 230 e, em seis meses ultrapassou a bilheteria de …E o Vento Levou – este último precisou de 33 anos e vários relançamentos para atingir a marca recorde até então.

O filme que trata de poder, rivalidade entre irmãos e patriarcado se transformou em um prato cheio para nós homens. E não há conversa de boteco, roda de amigos ou até fila do supermercado que a simples citação de alguma frase usada na trilogia não descambe para discussões mais acaloradas. Por isso mesmo, resolvemos selecionar 10 conselhos valiosos de Dom Corleone para você levar para o trabalho, para o relacionamento e para a vida.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

  • 1. “Nunca deixe os outros saberem o que você está pensando”

A célebre frase dita por Dom Vito Corleone a seu filho Santino indica a não expor seus pensamentos e ideias publicamente, pois isso permite que as pessoas interfiram ou antecipem suas ações prejudicando quando e como quiserem.

  • 2. “Um homem que não se dedica à família nunca será um homem de verdade”

Toda ética de Vito Corleone é baseada na família. Sem ela, não adianta ser reconhecido no mundo dos negócios. A dedicação a família, e o reconhecimento dela, é o combustível que o homem precisa para ter forças e voltar à luta todos os dias.

  • 3. “Quando foi que recusei um acordo?”

Apesar do poder que tinha, Dom Corleone sempre evitou impor as coisas. Na sua visão de mundo, a negociação era o caminho mais curto para alcançar seus objetivos e conquistar o respeito alheio.

  • 4. “Mas agora você vem até aqui e pede para fazer justiça? Mas você não pede com respeito, não oferece amizade e nem pensa em me chamar de Padrinho?”

Dom Corleone nunca agiu exclusivamente por dinheiro, mas acreditava, desde jovem, que fazer favores as pessoas era a melhor forma de trazê-la para o seu lado. Assim, caso precisasse delas futuramente, saberia que dificilmente receberia um não em troca.

  • 5. “Vou lhe fazer uma oferta irrecusável”

Caso os favores não fossem retribuídos, caso a conciliação e o respeito não fosse atingido, Corleone apelava para aquilo que seria a proposta irrecusável. Nessas horas, até mesmo encontrar a cabeça do seu cavalo predileto na cama seria possível.

  • 6. “Você deve manter seus amigos próximos e os inimigos mais próximos ainda”

Usando o princípio de não explicitar o que pensa, os inimigos não devem saber que são inimigos e nem enxergá-lo como tal. Quanto mais próximo eles estiverem de você, mas fácil saber o que estão planejando. Dessa forma, você pode antecipar atos e impedir que algo aconteça.

  • 7. “Nâo odeie seus inimigos, isso afeta seu raciocínio”

A raiva e o ódio provocam um conflito interno em você mesmo, fazendo-o agir por emoção e prejudicando o seu julgamento. A razão é a forma mais eficaz de resolver seus problemas.

  • 8. “Amigos e negócios: água e azeite”

Pode parecer um conselho batido, mas quase sempre acabamos caindo nessa. Não devemos misturar amigos (e familiares) e negócios. Essa mistura induz a decisões incoerentes, além de que pessoas com sentimentos paternalistas nos negócios têm maior probabilidade de se dar mal.

  • 9. “Se existe algo certo nessa vida, se a história nos ensinou alguma coisa, é que qualquer pessoa pode ser morta”

Nunca aja como Santino, de maneira explosiva. Nunca diga que não pode superar ninguém e nem que não pode chegar lá. Caso alcance o mais alto patamar que sonhou, não aja com arrogância. Tudo pode ser destruído e alcançado.

  • 10. “Os homens mais ricos são aqueles que possuem amigos mais poderosos”

Amigos influentes reduzem o caminho (seja para aquele emprego, negociação ou mesmo para conquistar aquela garota). Eles também servem para te proteger dos adversários que desejam te derrubar. Dinheiro sem aliado não é nada.

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »