8 dicas bem práticas para lavar a louça

Pia suja

Crédito:Shutterstock

Lavar a louça pode parecer algo muito mais assustador e difícil para um homem do que realmente é. Na verdade, o que atrapalha mesmo é a preguiça, que faz com que a pia acumule cada vez mais panelas e pratos conforme os dias vão passando.

Mas com alguns passos simples e bem práticos é possível tirar a louça da sua frente sem perder muito tempo. Confira nossas dicas para lavar a louça sem crise.

Água quente e detergente

Água quente Crédito:Shutterstock

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Coloque toda a louça em uma bacia ou tampe o ralo da pia e jogue água quente com algumas gotas de detergente ou sabão por cima da louça que você vai lavar. Deixe por um tempo na pia até boa parte da gordura e da sujeira que gruda saírem ou amolecerem.

Cuidado com leite. Use água fria

Tigela Crédito:Shutterstock

Se você comeu alguma coisa com leite ou algo pastoso como creme de queijo, tome cuidado e não use água quente, senão os restos vão grudar no recipiente e assim ficará mais difícil de limpar. Para esse tipo de sujeira na louça, use água fria.

Comece pelo fácil: copos

Copo Crédito:Shutterstock

Aproveite que o detergente e a água ainda estão agindo sobre os pratos, panelas e afins e comece a limpeza pelo fácil. Copos são uma ótima forma de começar a louça, só tome cuidado pra não quebrar na hora de passar a esponja.

Talheres também são fáceis

Louça suja Crédito:Shutterstock

Continue deixando a parte mais difícil pro final. Depois dos copos, parta para os talheres. Normalmente garfos, facas e colheres não têm sujeiras e resíduos muito difíceis de tirar. É só passar a esponja, enxaguar e pronto.

Siga para os pratos

Pratos Crédito:Shutterstock

Evite levar os pratos com pedaços grandes de comida para a pia. Caroços, borda de pizza, sobras… Jogue tudo isso no lixo antes de botar eles pra lavar. Segure bem o prato e passe a esponja, sem segredo.

Tome cuidado para não fazer de qualquer jeito e sempre olhe a parte de baixo, pois pode ter ficado alguma sujeira pequena.

Por fim as panelas

Panelas Crédito:Shutterstock

Depois da água quente (ou fria, dependendo do que tinha dentro) e do detergente agirem por um tempo considerável, termine o serviço ao limpar as panelas e frigideiras com a esponja.

Não precisa gastar muito detergente – se quiser economizar, pingue um pouco em uma vasilha com água, misture e use a solução pra limpar.

Coloque pra secar

Louça secando Crédito:Shutterstock

Depois de passar um pano de prato limpo na louça, coloque tudo pra escorrer. Na ausência de um escorredor, dá pra improvisar com a grade do fogão ou o ferro do forno.

Panela queimada

Frigideira Crédito:Shutterstock

É normal deixar a panela ou a frigideira queimar um pouco depois de fazer alguma coisa pra comer. Sem desespero. Se o queimado estiver difícil de tirar e persistir na louça, bicarbonato de sódio e vinagre pra limpar.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »