7 Dicas científicas para você ser mais feliz

Dicas científicas para você ser mais feliz

Facilmente, você consegue encontrar por ai milhares de dicas técnicas e da psicologia para te ajudar a se sentir feliz e ter mais alegria no cotidiano. Mas, e se o nosso corpo pudesse opinar sobre isso?

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Pois alguns neurocientistas, médicos especialistas na saúde do cérebro, responde a questão com uma série de coisas que pode te dar satisfação total por muito mais tempo. Se liga!

Demonstre gratidão

Dicas científicas para você ser mais feliz

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Quando demostramos gratidão a uma pessoa por algo que ela fez por você, ou mesmo quando agradecemos as coisas que conquistamos, nossa atenção fica voltada aos aspectos positivos da nossa vida.

Memórias agradáveis ​​provocam a produção de serotonina no córtex cingulado anterior, que é um neurotransmissor importante na regulagem do nosso humor. Esta técnica é frequentemente usada para tratar a depressão.

Resolva problemas um por vez

Dicas científicas para você ser mais feliz

Nosso cérebro nunca para de procurar soluções para todos os problemas que nos preocupam. Isso acaba consumindo muita energia e, sempre que o cérebro se cansa de procurar alternativas sem respostas, sentimos ansiedade e irritação.

Agora, analisando por um outro ponto de vista, para cada decisão bem-sucedida, nosso cérebro recompensa-se com uma dose de neurotransmissores que acalma o sistema límbico e nos ajuda a ver o mundo novamente em uma luz melhor. Dessa forma, é realmente mais funcional lidar com um problema por vez do que com múltiplas adversidades.

Fale sobre o que o incomoda e não fique remoendo o mal

Dicas científicas para você ser mais feliz

O simples fato de ficar consumindo seu tempo pensando em coisas que te desagradam ou pessoas que te fazem mal é um péssimo negócio para seu cérebro. As emoções negativas têm um menor impacto no seu bem-estar. Portanto, é mais aconselhável soltar seus problemas em desabafo do que manter suas adversidades reprimidas.

O simples processo de falar sobre eles faz com que o seu cérebro desencadeie a produção de serotonina e até mesmo consegue encontrar alguns lados positivos para a situação. Além, é claro, de servir para encontrar uma solução para o conflito.

Interaja socialmente

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Para os seres humanos, interação social é muito importante. E, você pode fazer essa interação física de muitas formas, especialmente toques e abraços, que podem acelerar a recuperação de uma pessoa após uma doença, ou mesmo ajudar na depressão.

Agora, se você remover a interação tátil de sua vida, o cérebro percebe a ausência da mesma maneira como percebe uma dor física: as mesmas zonas cerebrais se ativam em ambos os casos. Isso faz com que desencadeie processos que afetam seu humor e contribuem para o desenvolvimento da depressão.

Nunca deixe de aprender coisas novas

Dicas científicas para você ser mais feliz

Para o cérebro, adquirir novos conhecimentos é uma ginástica mental muito importante, pois significa a adaptação permanente a um ambiente em mudança. Por meio desse processo, nosso cérebro se desenvolve, recompensando suas próprias tentativas de absorver e processar novas informações com a dopamina, o hormônio da alegria.

Se você quer ser feliz, não tenha medo de tentar algo novo, mudar o seu entorno, aprender coisas novas e fugir da rotina.

Pratique atividade física

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O esporte oferece um estresse para o corpo. Mas, assim que esse estresse termina, seu corpo ganha uma recompensa: uma boa dose endorfinas, liberada pela glândula pituitária.

Este efeito é semelhante ao dos opiáceos (como a morfina), que reduzem a dor e elevam o humor. É claro que você não precisa correr uma maratona para atingir esse resultado, em uma simples caminhada já pode fazer resultados muito satisfatórios.

Aliás, muitos atores, escritores e compositores consideram a corrida como parte indispensável do processo criativo.

Tente sempre dormir bem

Dicas científicas para você ser mais feliz

Toda vez que dormimos no escuro, nosso corpo secreta o hormônio melatonina. Este hormônio ajuda a retardar todos os processos no corpo, recuperando e aumentando o nível de serotonina no hipotálamo.

A partir do momento em qeu o cérebro detecta uma mudança na iluminação, desencadeia a liberação do hormônio do estresse para despertar rapidamente o corpo. Por isso é muito importante dormir entre 6 e 8 horas por dia e apenas e, prioritariamente, em ambientes escuros.

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