6 sinais de que você é melhor em administrar o seu dinheiro do que imagina

A gente sabe que os Millennials (ou Geração Y, aqueles que nasceram entre 1980 e 1990) têm uma relação diferente com o dinheiro.

Estudos recentes apontam que eles estão perdendo cada vez mais o medo de investir (mas, mesmo assim, não investem em qualquer negócio) – e uma pesquisa feita pelo Insights on Wealth and Worth mostra que a atual geração tem 3,4 vezes a mais de chances de se tornarem empresários no início da vida adulta.

Os Millennials, por exemplo, preferem pagar à vista a usar o cartão de crédito e só gastam mais que a geração anterior com café e fast food.

Então, se você quer saber se faz parte dessa leva consciente que não se preocupa tanto assim em ganhar tanto dinheiro mas que sabe como administrá-lo, veja os sinais apontados pela consultora financeira Helena Negru:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Você pensa em guardar dinheiro para se aposentar

Os Millennials provavelmente têm, hoje, entre 20 e 30 anos. Então, muitos ainda têm tempo para se aposentar mas, se desde já você já está pensando na melhor forma de guardar dinheiro para o futuro, talvez você administre melhor sua grana do que você pensa.

Você guarda, mensalmente, parte do seu salário

Se uma porcentagem do seu salário já é direcionada para seu futuro, você está no caminho certo. Para não correr riscos de esquecer de transferir, você pode tornar a transação automática através do site do seu banco ou falando com o seu gerente.

Você usa aplicativos financeiros para organizar seus gastos

Ao registrar seus gastos e entender para onde seu dinheiro vai, você está trilhando um bom caminho para um futuro estável e seguro.

Já fizemos uma matéria com os melhores aplicativos de controle financeiro, veja aqui!

Você usa seu cartão de crédito e débito com sabedoria

O crédito não é um vilão e, na verdade, ele pode ser seu aliado em várias fases da vida, mas entender quando é melhor usar o cartão de débito em seu lugar é fundamental para uma relação saudável com o dinheiro.

Cartões de crédito podem te ajudar a construir um histórico de gastos e te favorecer na hora de pegar um empréstimo ou ganhar algum benefício, mas é preciso se planejar e usá-lo com inteligência para não ser surpreendido no fim do mês.

Suas contas estão em dia

Se você não atrasa e consegue deixar suas contas em dia, você lida melhor com a sua grana do que imagina. Para conseguir manter um limite alto no cartão de crédito e se organizar financeiramente, pagar as contas na data de vencimento é fundamental.

Para as contas mais importantes, programe o pagamento automático e, assim, você não corre riscos.

Você tem uma grana para emergências

O maior sinal de que você está administrando seu dinheiro da forma correta é ter uma reserva para emergências. Não precisa ser muito mas, ao guardar um dinheiro para situações irremediáveis – como doenças e acidentes – você está garantindo que, no momento de desespero, você vai ter um chão sob seus pés.

Ter uma grana para emergências vai te ajudar a dormir melhor durante a noite e se sentir mais seguro. Como falamos, não é preciso ter uma conta com milhões de reais para garantir essa estabilidade, mas reservar, mensalmente, uma pequena parte do seu salário para isso já é o suficiente.

Se você se encaixa nesses tópicos, parabéns! Que tal, agora, evoluir os investimentos e pensar ainda mais longe?

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »