6 dicas para terminar um relacionamento sem parecer um babaca

6 dicas para terminar um relacionamento sem parecer um babaca

Contrariamente à crença popular, términos não são fáceis para nenhuma das partes. Frequentemente, a pessoa que decide terminar é vista como a vilã porque por mais que o relacionamento esteja péssimo, foi ela quem puxou o gatilho. Então, por mais que ser a parte que levou o pé na bunda é mais difícil, também é complicado enxergar que o seu relacionamento chegou ao fim e ser a pessoa responsável pelo término.

+ Veja nossas dicas para lidar com um divórcio
+ Veja 9 atitudes que casais fazem em relacionamentos felizes  

Independente da razão pela qual você decidiu terminar, algumas atitudes na hora de dar essa notícia nada agradável podem facilitar as coisas, amenizar o sofrimento da outra pessoa e também demonstrar que você respeita o tempo que passou ao lado dela.

Quer saber quais são elas? Se liga:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Termine pessoalmente

6 dicas para terminar um relacionamento sem parecer um babaca

Não importa o motivo do término, não interessa se a outra pessoa fez algo que você não gostou, se ela te machucou ou se você simplesmente não a ama mais. Termine pessoalmente!

A outra parte vai enxergar isso como uma atitude respeitosa e perceber que, mesmo com o fim do relacionamento, você se importa o bastante para estar presente.

É lógico que uma atitude como essa exige coragem, mas se você foi corajoso o bastante para compartilhar sua vida com outra pessoa, deve ser tão aberto quanto para conduzir esse relacionamento de uma formar respeitosa até o final.

Por mais difícil que seja ver a pessoa que você já amou – ou ainda ama – chorando e pedindo pra você não fazer isso, é corajoso e humano da sua parte estar ao lado dela para conversar e explicar, com paciência, seu ponto de vista.

Mostre caráter. Por mais que ela tenha errado mais que você ao longo do relacionamento – afinal, a verdade é que todos tem sua parcela de culpa – seus sentimentos precisam ser valorizados.

Esteja certo da sua decisão

6 dicas para terminar um relacionamento sem parecer um babaca

Se você vai terminar um namoro, precisa estar 100% certo de que é a decisão certa. Muitas vezes, agimos de forma impulsiva e, por isso, acabamos nos atrapalhando na hora de dizer que não queremos mais e nos arrependendo depois. Aí, meu amigo, pode ser tarde demais.

Então, tenha certeza que você considerou tudo e levou em conta todos os pontos negativos e positivos da sua relação. Só termine se você estiver completamente certo de que vocês não têm futuro.

Afinal, se você terminou sem ter certeza e decidiu mandar uma mensagem embriagado para ela duas semanas depois, você vai demonstrar que nunca esteve preocupado com os sentimentos dela, apenas com os seus.

Escolha bem as suas palavras

6 dicas para terminar um relacionamento sem parecer um babaca

A conversa sobre o término deve transmitir respeito. Brigas costumam rolar na hora que o casal discute o fim do namoro, mas é mais fácil perder a cabeça quando você não está certo do que quer ou quando escolhe as palavras erradas.

Na hora de dizer que você não quer mais, seja claro e cuidadoso, carinhoso e sensível para não impulsionar qualquer resposta explosiva. Tenha em mente as razões pelas quais precisa terminar, liste cada uma e seja honesto e gentil.

Raramente um término vem “do nada”. Normalmente, a outra pessoa já sente que as coisas não andam bem, então, escolha bem o que vai dizer e não a aponte como a única culpada pelo fim do namoro.

Dê um tempo para que ela processe as coisas

6 dicas para terminar um relacionamento sem parecer um babaca

Isso significa: não entre em contato. De forma alguma. Se precisar, a bloqueie por um tempo das redes sociais e delete o seu número. O importante é não estabelecer contato no início porque, por mais que isso pareça cruel, é melhor do que dar esperanças ou criar uma falsa sensação de que “nada mudou”.

Por mais que muitas pessoas consigam firmar uma amizade depois do fim do namoro, isso não acontece logo depois do término. É respeitoso deixá-la respirar e processar as coisas.

Também dê um tempo para a família dela e amigos

6 dicas para terminar um relacionamento sem parecer um babaca

Evite ao máximo o contato com os amigos dela e com a sua família. Eles serão um apoio para ela e, por mais que você goste dos amigos dela e sinta falta do seu cunhado, por exemplo, é melhor manter distância.

Isso é um pouco mais difícil de fazer quando vocês têm amigos em comum, mas, mesmo assim, é fácil identificar quem era amigo de quem antes do relacionamento e também quem é mais próximo de um dos membros do casal.

Por mais que não tenha sido fácil pra você terminar, foi você quem terminou. Então, permita que ela tenha uma boa base para se firmar e se recuperar longe de você.

Entenda que você não tem o direito de sentir ciúmes

6 dicas para terminar um relacionamento sem parecer um babaca

Se sentir ciúmes já não é uma atitude saudável em um relacionamento, quando o namoro termina, ele é ainda mais inadmissível. Vocês não estão mais juntos, você terminou com ela e ela tem o direito de seguir a vida que quiser seguir. Pode ser difícil perceber que ela está saindo com outras pessoas ou que está passando mais tempo em festas, mas lembre-se que você não está mais na vida dela e o jeito que ela encara o término ou a vida de solteira diz respeito somente a ela.

Então, quando aquele ciuminho bater, não mande mensagem e nem seja arrogante, não jogue indiretas, não a trate mal, não fale mal dela para os amigos e nem faça fofoca. Respeite o término e a liberdade dela, afinal, ela precisa seguir a vida dela e você precisa seguir a sua.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »