5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida

Associar-se às pessoas certas pode ser a diferença entre a felicidade e a angústia. Jim Rohn, um empreendedor, autor e palestrante motivacional Americano, disse certa vez: “Você é a média das cinco pessoas com quem gastou mais tempo”. Ou seja, quem está do seu lado vai influenciar muito a sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Os outros têm um efeito sobre a forma como vivemos nossas vidas e se gostamos dela ou não. Escolha seus amigos e pessoas com quem divide a sua vida com sabedoria para promover relacionamentos positivos e saudáveis.

Afinal, nós temos um tempo limitado para vivermos a nossa vida de uma forma significativa, então, faça esse tempo valer a pena.

Pessoas tóxicas são como má alimentação

5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida

Pessoas tóxicas, assim como aquela dieta completamente desequilibrada, vão te matar lentamente – no sentindo figurado e no sentido não figurado. Cigarros e drogas podem te matar rapidamente, mas as pessoas tóxicas são mais parecidas com aquela batata frita que você come todo dia, ou com o refrigerante que você bebe no almoço e no jantar. Quando você bebe um refrigerante, é improvável que ele cause danos imediatos. Porém, se você beber refrigerante todos os dias, você vai começar a notar os efeitos negativos para a saúde.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Da mesma forma, as pessoas tóxicas drenam lentamente sua vitalidade. Quanto mais energia você gasta com neles, mais estressado e vazio você fica. Algumas pessoas tóxicas criam uma força tão negativa em sua vida que podem te transformar em uma pessoa tóxica sem que você perceba.

Você pode beber um refrigerante de vez em quando, mas beber refrigerante todos os dias pode te causar obesidade e diabetes. Então, evite pessoas tóxicas como você evita consumir refrigerantes de forma exagerada.

Então, veja 5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida:

O fofoqueiro

5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida

O fofoqueiro é uma praga em qualquer organização. Esse tipo de pessoa não agrega nada na sua vida, principalmente quando esse tipo de pessoa está fofocando porque, sinceramente, a fofoca não agrega nada, apenas tira.

No escritório, é este o tipo de pessoa que te chama na hora do almoço para passar horas falando mal de outro funcionário, e, quando você é visto com ela, também pode ser encarado como “o fofoqueiro”, e aí ninguém vai confiar mais em você. Pense em como você se sentiria se soubesse que alguém estava falando mal de você pelas suas costas, não seria legal, certo? Você realmente precisa desse drama na sua vida?

O manipulador

5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida

Um manipulador sabe o que quer, e ele vai te usar para conseguir esse objetivo. Ele não se importa com seus pensamentos e sentimentos. Parece que quanto mais tempo você gasta com esse tipo de pessoa, menos poder você tem sobre seu próprio destino. Fique por perto de alguém assim por muito tempo e você vai ver que vai acabar fazendo o que essa pessoa quer sem perceber.

A maioria de nós não age sem um propósito, mas o manipulador está empenhado em alcançar sua missão em detrimento de todos a sua volta. A manipulação pode assumir várias formas, mas uma maneira clássica de manipular é através do discurso de vítima.

Por exemplo, eu tenho um amigo que está em uma relação tóxica. Sua namorada é controladora e abusiva, e toda vez que parece que ele vai sair da situação negativa, ela o manipula para ficar. Sempre que ele tenta sair, ela inventa uma doença para fazê-lo sentir pena dela. Como meu amigo é um cara legal, ele se aproxima para tentar fazer com que ela se sinta melhor, e isso é um ciclo vicioso.

O juiz

5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida

Muitas culturas ao redor do mundo giram e giraram ao redor da vergonha, e “o juiz” aproveita o nosso desconforto com ela para roubar nossa energia. Independentemente do que você diz, pensa ou faça, o juiz sempre terá algumas críticas para você.

O juiz nunca tenta se colocar no seu lugar, a única preocupação dele é o que você fez ou não fez. Quanto mais tempo você passar com ele, mais depressivo você ficará, afinal, você nunca vai fazer essa pessoa feliz, e se sua opinião sobre você influenciar a autoestima dessa pessoa, aí, meu amigo, você está condenado à miséria. Quando você está lidando com um juiz, você sempre terá a culpa.
Uma amiga minha namorou muito tempo com um cara que realmente a amava, mas, infelizmente, vestia a carapuça de juiz. Ela trabalhava bastante e, por querer crescer profissionalmente, acabava passando um tempo extra no escritório. Ele, então, a culpou e a fez se sentir mal por ficar ausente, mesmo que o seu trabalho – que ela amava – exigisse isso. Não importava o quanto ela se esforçava em casa ou naquele relacionamento, não importava o dinheiro que ela conseguia trazer pra casa ou o quanto ela estava feliz naquele emprego, ele sempre a fazia se sentir mal por isso. Resultado? O relacionamento terminou porque ela se tornou extremamente infeliz e acabou desenvolvendo alguns problemas psicológicos, como ansiedade e síndrome do pânico, sempre que pensava em trabalhar fora de casa.

Então a dica é: se afaste desse tipo de pessoa o mais rápido possível.

O dramático

5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida

O dramático não sabe como enxergar um problema no seu verdadeiro tamanho. Muitas vezes, eles dizem coisas como: “Você nunca faz …” ou “Você sempre esteve …”. Eles não param para considerar os passos que você tomou para resolver algum problema ou para corrigir seu erro. Desabafar diante de um dramático é estar preparado para ser rotulado pelo seu erro. Para um dramático, tudo parece o fim do mundo.

Imagine que você trabalha em equipe e está planejando uma grande apresentação. Você foi designado para trabalhar em parte dessa apresentação, mas então alguém da família ficou doente e teve que ir ao hospital. Você perdeu o prazo para entregar a sua parte do projeto na equipe, mas a apresentação final ainda levará uma semana para acontecer.

A maioria das pessoas entenderia essas circunstâncias difíceis, e alguns poderiam oferecer para ajudar para você completar seu trabalho, afinal, você passou por um momento difícil. Porém, o dramático não é como a maioria das pessoas: ele tratará a situação como um horrível descuido que demonstra sua falta de dedicação ao time, e ele vai continuar enchendo o seu saco com isso mesmo depois que a apresentação já aconteceu e que tudo deu certo.

O mega sentimental

5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida

Ser vulnerável o suficiente para falar sobre os sentimentos pode ser algo valioso nos relacionamentos, mas às vezes as pessoas levam isso longe demais. O mega sentimental adora falar sobre sentimentos, mas eles nunca fazem isso de forma construtiva. Esse tipo de pessoa repetidamente diz como “algo faz mal para ela”, mas nunca adota qualquer ação para melhorar situações ruins.

É tão fácil cair nessa armadilha de falar em vez de agir. Se você namorar, ou até mesmo for amigo de alguém que é mega sentimental, mais cedo ou mais tarde, você se tornará exatamente como essa pessoa. Pessoas assim podem ficar tão envolvidas em discutir seus sentimentos que perdem a capacidade de resolver seus problemas. E essa não é uma maneira produtiva ou saudável de viver.

O cara mega sentimental chega até você com um problema pessoal que deve ser corrigido, ele vai te contar sobre seu relacionamento terrível ou falar sobre seu “chefe do mal”, mas não estará disposto a fazer nada para resolver seus problemas – ele não cortará laços com a pessoa que está fazendo mal para ele e também não vai procurar um novo emprego.

Qualquer sugestão que você faça para melhorar a vida dessa pessoa será encarada com resistência: “Eu não posso fazer isso …” e “Já tentei isso …” são as respostas mais comuns para alguém que é mega sentimental, e, aos poucos, isso vai te fazer mal também.

Faça um favor a si mesmo: tenha boas companhias

5 tipos de pessoas tóxicas que você deve tirar da sua vida

Quando você permite pessoas tóxicas em sua vida, você acaba encarando muitos dias deprimentes e irritantes, e vive uma rotina emocionalmente exaustiva. Pode parecer difícil cortar esses contatos, mas você precisa fazer isso para ser mais feliz. Se você acha que elas não percebem que agem assim, pode conversar com elas e sugerir ajuda médica, mas a verdade é que muitas pessoas não querem mudar, afinal, muitas vezes, esses comportamentos não são consequência de problemas psicológicos, e sim reflexos de uma falha de caráter.

Você não vai viver para sempre, então, tire o máximo de proveito da sua vida com quem te faz se sentir bem.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »