5 razões pelas quais você deve considerar adotar em vez de comprar um cachorro

Pensando em comprar um cachorro? Veja por que vale a pena considerar a adoção em vez da compra.

Segundo dados divulgados pela OMS em 2016, o Brasil tem 30 milhões de animais morando nas ruas. De acordo com um levantamento da revista Veja em dez das principais instituições de resgate de animais de rua na capital de São Paulo, pelo menos 500 animais de estimação são resgatados das ruas por mês, uma média de dezesseis por dia, ou cerca de 6 000 por ano.

Segundo profissionais dessas ONGs, grande parte foi abandonada pelos próprios donos.

Mas qual a razão que leva ao abandono? A resposta para essa pergunta é difícil de encontrar, afinal, são inúmeras as razões pelas quais os donos resolvem abandonar seus animais de estimação.

Mesmo assim, Vanice Orlandi, presidente da União Internacional Protetora dos Animais, afirma que não são só animais sem pedigree ou sem raça que são abandonados pelos dono: “Às vezes, as pessoas compram os pets com pedigree por impulso ou para estar na moda”, acredita Vanice Orlandi em entrevista para a revista Veja, “Aí, por causa de algum desvio de comportamento, gestação, doença ou idade avançada, elas os deixam de lado.”

É por isso que muitas pessoas que resolvem adotar um bichinho acabam adotando animais de raça em vez de vira-lata, porém, isso resulta em outro problema: cachorros sem pedigree continuam sendo os que mais vivem nas ruas e, com sorte, conseguem abrigo em ONGs especializadas.

Se os dados listados acima não te convenceram a adotar um cachorro em vez de comprar, nós te damos 5 motivos para concordar com a gente:

Você está salvando uma vida

5 razões pelas quais você deve considerar adotar em vez de comprar um cachorro

Os cães que vivem em abrigos ficam em canis de 4m² – isso sem contar os que vivem na rua e correm todos os perigos possíveis – e, por mais que as organizações se preocupem com o bem estar deles, eles não brincam como deveriam, e às vezes acabam sendo eutanasiados quando estão mais velhos para liberar espaço pra outros cães mais jovens no abrigo.

Cada dia vai ser uma surpresa

5 razões pelas quais você deve considerar adotar em vez de comprar um cachorro

Cachorros com pedigree são mais previsíveis porque o temperamento e as características são comuns entre todos os animais da mesma raça. Mas quando você adota um vira-lata, é como se você tivesse um filho. Quando ele “nasce”, você ainda não sabe nada sobre ele e, por isso, vai conhecendo ele aos poucos.

São mais flexíveis

5 razões pelas quais você deve considerar adotar em vez de comprar um cachorro

Os cachorros vira-latas conseguem se adaptar a qualquer situação: frio, calor, mudança de casa, mudança de ambiente, enfim. Como eles precisaram se adaptar aos maiores imprevistos para sobreviver na rua, vão facilmente embarcar com você em qualquer viagem.

Você vai gastar menos dinheiro

5 razões pelas quais você deve considerar adotar em vez de comprar um cachorro

Ao adotar, você não vai pagar pelo cachorro, logo, você vai gastar menos dinheiro no processo e se preocupar apenas com vacinas e outros medicamentos que ele precise tomar.

Além disso, muitos vira-latas para adoção já estão castrados e você economiza cerca de R$500 do que gastaria se fosse castrar um cão comprado.

Provavelmente, ele é treinado

5 razões pelas quais você deve considerar adotar em vez de comprar um cachorro

A maior parte dos cachorros que vivem em abrigos já foi treinada para fazer suas necessidades no jornal, por exemplo. Como muitos cães nessa situação foram abandonados pelos donos, provavelmente esses donos já tinham ensinado e treinado seus cachorros no passado.

Ainda não foi convencido? Então, pense que ao tirar um cachorro da rua você vai estar fazendo do mundo um lugar um pouquinho melhor.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso